RenovaBio

Renovabio é tema de estudo analítico do CTC/PUC-Rio que será apresentado em live amanhã dia 24/11

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/11/2020 22:31
Visualizações: 684 (0) (0) (0) (0)

Amanhã dia 24 de novembro, às 15h, a equipe do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) vai apresentar os resultados dos estudos sobre a Política Nacional de Biocombustíveis – Renovabio, patrocinado pela Associação das Distribuidoras de Combustíveis - BRASILCOM. A live será transmitida no canal da BRASILCOM no Youtube e o link será enviado aos participantes que confirmarem presença até o dia 22/11, no e-mail brasilcom@brasilcom.com.br ou no WhatsApp +55 21 99506-9798, com Danielle Rendeiro.

Participaram do estudo os Professores Márcio Thomé, Frances Blank e Allan Comarck, com apoio de Milena Mansur, Lia Piovesan e Amanda Chioti. Foram analisados os preceitos e obrigações do programa, com uma visão crítica e imparcial, destacando os pontos fortes e aqueles que necessitam de melhorias, quando comparados a ações semelhantes. O estudo é dividido metodologicamente em três fases principais: 1. Mecanismos e instrumentos regulatórios sobre políticas climáticas; 2. Sistema de comercialização de crédito de descarbonização (CBIO); 3. Efeitos do programa RenovaBio no setor de combustíveis. Serão apresentadas sugestões visando à melhoria do programa.

Estão sendo convidados a participar do debate representantes do Poder Executivo, entre os quais do Ministério das Minas e Energia, Ministério da Economia, da Agência Nacional de Petróleo, além de membros do Poder Legislativo, notadamente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis - FREPER e outros agentes de mercado.

A BRASILCOM é uma entusiasta e apoiadora de primeira hora do programa Renovabio, iniciativa de suma importância ao desenvolvimento de energias sustentáveis no país, preservação do meio ambiente e no atendimento às demandas do Acordo de Paris. Em decorrência das dificuldades encontradas por suas associadas no cumprimento das metas individuais de compra de Certificados de Descarbonização (CBIOs), a BRASILCOM optou por recorrer ao Poder Judiciário visando à redução temporária das metas. O difícil ano vivenciado com a pandemia, o reduzido tempo para cumprir as metas, a limitada oferta de CBIOs em função das dificuldades impostas pela atual crise de saúde, a inevitável alta dos preços deste ativo e seus potenciais impactos nos preços de venda de combustíveis aos consumidores e a preocupação com a saúde financeira das distribuidoras regionais depois dos inesperados eventos deste ano foram determinantes para esta decisão.

É intuito da BRASILCOM garantir a perenidade do programa, que em momento algum foi contestado ou pedida sua suspensão ou extinção. O objetivo da BRASILCOM em buscar junto ao CTC/PUC-Rio uma análise detalhada da Política Nacional de Biocombustíveis – Renovabio é o de contribuir para o aprimoramento do programa sem, contudo, deixar de apresentar à sociedade e aos órgãos do governo que existem diversos pontos onde são necessários aprimoramentos, tendo como meta a sustentabilidade, a preservação ambiental e o compromisso da BRASILCOM de garantir equilíbrio, isonomia e um mercado justo.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reforma Tributária
Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor...
27/11/24
Reconhecimento
Foresea conquista Prêmio Inbrasc 2024 e se consolida com...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN participa da abertura e destaca apoio dado...
27/11/24
Internacional
Alexandre Silveira destaca resultados de acordos com Arg...
27/11/24
Transição Energética
Casa Firjan sedia o seminário "Bélgica Brasil: facilitan...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN leva ao Mossoró Oil & Gas Energy soluções ...
27/11/24
Meio Ambiente
Repsol Sinopec e PUCRS colocam em operação equipamento p...
27/11/24
Inteligência Artificial Generativa
IA Generativa: uma poderosa aliada
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
CEO da Brava Energia faz palestra de abertura da Mossoró...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Integração energética gera ‘mar de oportunidade’ para o RN
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Evento coloca Mossoró no epicentro do onshore nacional
27/11/24
PD&I
Vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024 se...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Diretor do SENAI-RN participa de conferência sobre onsho...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sebrae lança ferramenta que promete ‘match’ entre negóci...
26/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN participa da Mossoró Oil & Gas com estande...
26/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
BRAVA Energia é destaque nos três dias de programação da...
26/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Workshop da ANP sobre segurança operacional em instalaçõ...
26/11/24
Energia Elétrica
Consumo de energia avança 2,1% em outubro, segundo CCEE
26/11/24
Sustentabilidade
Nova matéria-prima para combustível sustentável de aviaç...
26/11/24
Startups
NAVE ANP recebeu mais de 300 inscrições
26/11/24
Negócio
Enaex Brasil é reconhecida como líder em governança corp...
26/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21