Cidades Sustentáveis

Relatório Cities4Biodiversity

Greening Cities - Integrando o verde urbano e a ecologia no planejamento da cidade e do bairro e conectando a infraestrutura verde


02/11/2022 14:16
Relatório Cities4Biodiversity Visualizações: 1195 (0) (0) (0) (0)

Em colaboração com colegas do Banco Mundial, Tim Beatley e JD Brown escreveram um novo relatório que analisa insights críticos e recomendações de especialistas do Programa Cidades Verdes de Aprendizagem Profunda Cities4Biodiversity (C4B). Realizado ao longo de seis dias, o programa incluiu apresentações de 35 cidades em 16 países que exploraram oportunidades de integração de sistemas ecológicos no planejamento e desenho de paisagens urbanas. Com base nas apresentações do programa, o relatório destaca as abordagens de planejamento ecológico em andamento nas cidades C4B participantes e as ferramentas disponíveis que podem fornecer suporte para esforços semelhantes.
 
Lançado em setembro de 2021, o C4B é uma iniciativa colaborativa liderada pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis ​​em cooperação com organizações parceiras que promovem o desenvolvimento urbano positivo para a natureza por meio do apoio de uma rede de cidades que envolve as partes interessadas e busca uma ênfase compartilhada na abordagem do clima e outros principais desafios através do planejamento e design ecológicos.
 
Cada cidade está inserida em um conjunto de sistemas ecológicos subjacentes, que consiste em muitos sistemas e recursos naturais que se cruzam, incluindo rios e florestas, áreas costeiras e pântanos e os vários habitats e padrões de movimento da flora e fauna que habitam a cidade. A ecologia de uma cidade sustenta sua economia e fornece muitos serviços essenciais, desde a regulação do clima até a qualidade da água e do ar, recreação e desenvolvimento econômico. O planejamento ecológico urbano é consciente da biodiversidade e da natureza que existe dentro das cidades. Ele reconhece as dependências mútuas de pessoas, natureza e biodiversidade para habitabilidade e bem-estar, e envolve a combinação de infraestrutura cinza e verde para criar sustentabilidade e vitalidade para as cidades.
 
No entanto, apesar dos reconhecidos benefícios dos sistemas ecológicos urbanos, existem muitas barreiras significativas para a manutenção saudável desses sistemas. Globalmente, o planejamento urbano continua a colocar uma ênfase abrangente na infraestrutura cinza, muitas vezes às custas da ecologia urbana e da degradação dos espaços urbanos verde-azul. O resultado é que as cidades invadem os habitats naturais, perturbam os ecossistemas e aceleram ainda mais o desequilíbrio entre o capital humano e o natural.
 
As cidades verdes podem fornecer soluções para reverter essa tendência. Essas soluções se baseiam em uma variedade de disciplinas e envolvem uma diversidade de parceiros em potencial. Por meio dessas soluções, as cidades podem maximizar os benefícios dos serviços ecológicos fornecidos pelos sistemas naturais e mitigar as atuais perdas de biodiversidade. As cidades podem ser projetadas para proteger e melhorar as redes ecológicas interconectadas e apoiar as paisagens funcionais, apesar das mudanças climáticas.

Link para o report

Fonte: Redação TN com Biophilic Cities

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Ética na Comunicação
Publicidade responsável - Os 6 principais compromissos é...
16/04/25
Gás Natural
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Energia Solar
Parque Solar da Acelen está com 50% das obras concluídas
10/04/25
Etanol
Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas par...
10/04/25
Acordo de Paris
Acordo de Paris: Brasil precisa reduzir emissões de gase...
09/04/25
Biocombustíveis
MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combu...
09/04/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços iniciam nova safra em recuperação
09/04/25
Meio ambiente
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e aces...
09/04/25
Fake News
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combate...
07/04/25
Educação Ambiental
Sustentabilidade social e ambiental são fundamentais nos...
07/04/25
Transição Energética
Setor de petróleo e gás reforça seu compromisso com a tr...
04/04/25
Evento
Cana Summit 2025 busca avanços e políticas eficazes em n...
04/04/25
Evento
Cana Summit: tarifaço dos EUA, PL da Reciprocidade e seg...
03/04/25
Mercado de Carbono
RenovaBio reúne elementos próprios do mercado regulado d...
03/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22