Projetos de Automação habilitam a planta a receber soluções cada vez mais sofisticadas em Tecnologias Digitais
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Refinaria de Mataripe, administrada e operada pela Acelen desde 2021, reduziu em 7.501 toneladas as emissões de CO2 apenas com projetos internos de automação e Indústria 4.0. O montante representa o plantio de 626 hectares de árvores, o equivalente a 579 campos de futebol. O dado é de 2023 e reforça a proposta de valor da Refinaria que tem a Transformação Digital e Inovação entre seus pilares de atuação. Para 2024, a previsão da empresa é reduzir ainda mais as emissões de CO2, com resultados 80% maiores.
Indo mais além, apenas em 2023, considerando-se todas as iniciativas de eficiência energética implantadas na Refinaria de Mataripe, houve uma redução de 156 mil toneladas de CO2, o que representa o plantio de 13 mil hectares em uma área equivalente a 12 mil campos de futebol.
Segundo Celso Ferreira, VP de Operações da Refinaria de Mataripe, além da redução de CO2, as iniciativas de transformação digital trouxeram muitos outros benefícios para a empresa. "Tivemos ganhos em termos de otimização de custos, segurança e confiabilidade com o programa como um todo. A área industrial foi a que mais recebeu iniciativas tecnológicas, com incrementos na manutenção preditiva, criação de sistemas para gestão de alarmes inibidos, e do conjunto de soluções para gestão em malhas de segurança", comenta Celso.
O executivo destaca que a companhia tem um plano diretor que prevê maior automação, propondo conectividade sem fio na área industrial, modernizando e revitalizando sistemas de controle de processo e de produção da refinaria para maximizar a eficiência das unidades. Entre as soluções implementadas na planta industrial constam ainda o Centro de Operações Integradas, otimizador de energia em tempo real e câmeras termográficas para monitoramento do flare. A conclusão da implantação do sistema para otimização energética em tempo real (ERTO) na planta contribui para a efetivação de novas ações potenciais de redução de consumo de energia.
De acordo com o VP de TI e Transformação Digital, Pedro Estrela, o grande mérito da jornada digital da Refinaria de Mataripe é alcançar mais eficiência produtiva, otimizar custos e processos, além de garantir mais segurança operacional para cuidar das pessoas e do meio ambiente. "Para o refino do futuro, a empresa elaborou nove programas baseados em inteligência artificial, robótica, otimização em tempo real e muito mais", comenta Pedro.
Como estratégia para aumentar a confiabilidade e disponibilidade das plantas, a área Operacional da Refinaria de Mataripe atuou na recuperação de ativos, uma iniciativa que também está atrelada às atividades de transformação digital e uso de drones. A ação resultou na recuperação de diversos ativos, como por exemplo, a restauração das suas 6 caldeiras e de 190 trocadores de calor, que representam 16% do parque total da refinaria, além da entrega de 23 Ativos entre tanques e esferas, tanto na refinaria quanto nos terminais logísticos. Esses investimentos permitem uma maior flexibilidade operacional, incremento de produtividade e competitividade, além de melhor servir aos clientes.
Com os excelentes resultados advindos da implantação da tecnologia, os Projetos de Transformação Digital liderados pela Refinaria de Mataripe renderam convites para participação em eventos relevantes sobre a temática de automação industrial e cyber security como o Bahia Oil&Gas, o LARTC, maior evento de refino da América Latina e o CS4CA – Cyber Security for Critical Assets LATAM edition, além do KBC UGM, de projeção global, que traz, dentre muitas temáticas, a inovação em refino na América do Norte e Ásia.
O VP de Operações da Refinaria de Mataripe, Celso Ferreira conclui que todas essas iniciativas de melhoria em eficiência e economia de recursos habilitam e preparam a empresa para receber soluções mais completas e sofisticadas dentro da Indústria 4.0. "Priorizamos a inovação, excelência e segurança operacional. Estas três frentes já são uma realidade no nosso dia a dia. A modernização é vista, sentida e reconhecida por muitos stakeholders", finaliza.
Sobre a Acelen - A Acelen é uma empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. A companhia foi criada pela Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company. A Acelen tem como propósito ser um agente da evolução do novo cenário brasileiro de energia. A empresa prioriza a excelência operacional, com foco em um mundo mais sustentável, empenhada em participar ativamente da transição energética no país. Saiba mais em https://www.acelen.com.br/
Fale Conosco
20