Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
Desde sábado (29/07), a Petrobras passou a contar com duas unidades que têm capacidade produzir 100% de diesel S-10 na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro. Com isso, a refinaria quase dobra o potencial de fornecimento desse combustível, de 5 milhões de litros por dia para 9,5 milhões de litros por dia.
O início da fase de execução das obras ocorreu em março de 2020 e indicava a partida da unidade em setembro de 2023. Porém, mesmo com as dificuldades decorrentes da pandemia, a unidade entrou em produção antes do previsto. Durante as obras, foram gerados mil empregos diretos e indiretos.
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A partida da unidade aconteceu após o término de uma parada programada de manutenção, permitindo à companhia concluir as adequações necessárias para capacitá-la a produzir o combustível com baixo teor de enxofre (apenas 10 ppm), visando atender especificações do mercado local e internacional, além de requisitos ambientais. As intervenções realizadas na unidade de hidrotratamento da Reduc atenderam a todos os requisitos em relação à segurança e saúde das pessoas e ao meio ambiente, sendo planejadas de forma a não impactar o atendimento ao mercado durante a sua execução.
O diesel S-10 é um produto mais moderno e sustentável, de maior valor agregado e com menor impacto ao meio ambiente. Além do baixo teor de enxofre, esse combustível tem maior nível de cetano, índice que mede a qualidade de ignição. O S-10 também proporciona impactos positivos na redução de emissões de material particulado e de óxidos de nitrogênio.
De acordo com o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, “a Petrobras está investindo em projetos e produtos que geram ganhos ambientais para toda a sociedade. A ampliação da produção de diesel S-10 na Reduc representa o cumprimento de um marco importante e reafirma o compromisso da companhia com o atendimento ao mercado e com o respeito ao meio ambiente”.
Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, a modernização do parque de refino e a expansão da capacidade de produção de diesel S-10 é fundamental para aumentar a disponibilidade de derivados mais sustentáveis: “A substituição da produção de diesel S-500 por S-10 é de relevância estratégica para a companhia, além de ser positiva para o país, pois amplia a oferta de um derivado menos poluente e com baixo impacto ambiental para atendimento ao mercado brasileiro”.
Com investimento de quase R$ 225 milhões, este é o primeiro projeto concluído do chamado phase-out de diesel S-500, que irá adequar toda a produção de diesel rodoviário da Petrobras para o S-10.
Além da Reduc, também estão previstas as adaptações em unidades existentes nas refinarias Revap e Rnest (1º trem); construção das novas unidades de hidrotratamento na Replan e Rnest (2º trem); e estudos de novas unidades na Repar, Regap, Refap e Revap, que terão potencial de adicionar 300 mil barris por dia na produção de diesel S-10 no Brasil até 2028.
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