Transpetro

Prominp vai treinar mão-de-obra

<P>A aprovação do maior limite de endividamento da Transpetro pelo Senado, na quarta-feira passada, vai possibilitar a assinatura dos contratos da Transpetro com o estaleiro Atlântico Sul de Suape e já mobilizou o Fórum Regional do Prominp em Pernambuco. O Prominp é responsável por articular ...

Jornal do Commércio – PE
22/12/2006 00:00
Visualizações: 689 (0) (0) (0) (0)

A aprovação do maior limite de endividamento da Transpetro pelo Senado, na quarta-feira passada, vai possibilitar a assinatura dos contratos da Transpetro com o estaleiro Atlântico Sul de Suape e já mobilizou o Fórum Regional do Prominp em Pernambuco. O Prominp é responsável por articular a capacitação de trabalhadores para a indústria de petróle e gás e vai agora readequar o cronograma de treinamento de pessoal.

Agora vamos confirmar, junto ao estaleiro, a necessidade de pessoal em cada etapa da construção e operação. A construção civil do estaleiro deve durar dois anos, mas o corte de chapas para os navios começa antes, disse o secretário-executivo do Prominp em Pernambuco, Antônio Sotero. Ele estima que no pico da operação, cerca de 4 mil profissionais devem ser treinados. Isso inclui especialidades de soldagem, calderaria, instrumentação entre outros. Com a perspectiva de ganhar a encomenda de uma plataforma, essa demanda vai crescer ainda mais, afirmou.

Ontem, o governador eleito Eduardo Campos visitou, em Brasília, o presidente Lula e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Lula teria se comprometido a vir a Pernambuco para a assinatura do contrato entre a estatal e o estaleiro Atlântico Sul, o que deve ocorrer em janeiro. Eduardo Campos também se comprometeu a acelerar o trâmite do financiamento do estaleiro com o BNDES. Agora falta apenas o BNDES aprovar o financiamento. Mas como as coisas já estão estudadas, o processo deve ser rápido, comentou Machado.

O vice-presidente do Atlântico Sul, Jorge Vidal Ferraz, não disfarçou a alegria em remover o obstáculo do limite de endividamento da Transpetro. Agora não tem nada mais travado. Assim que a gente assinar e tiver o financiamento do BNDES, começam as obras. O problema acabou, disse.

A Transpetro já cogita lançar a segunda fase da licitação também no próximo ano. O próximo pacote terá mais 16 navios de capacidade ainda não definida, mas poderá incluir o Very Large Crude Carrier (VLCC), um petroleiro ainda maior que o Suezmax que será construído em Pernambuco. Além do Atlântico Sul, também ganharam encomendas dois estaleiros do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina. O primeiro navio do pacote da primeira etapa da licitação da Transpetro deve ficar pronto em 2008.

Fonte: Jornal do Commércio – PE

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22