PD&I

Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível

Pesquisa realizada na Unidade Embrapii ISI Biomassa, do Mato Grosso do Sul, recebeu patente no Brasil e nos Estados Unidos.

Redação TN Petróleo/Assessoria Embrapii
26/08/2025 12:33
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível Imagem: Divulgação Visualizações: 807

A Unidade Embrapii do Instituto Senai de Inovação em Biomassa desenvolveu uma tecnologia inédita que transforma em biocombustível algas que crescem em hidrelétricas. O que antes atrapalhava o funcionamento das hidrelétricas virou solução energética. O projeto "Macrofuel: Aproveitamento Energético de Bio-Óleo Pirolítico de Macrófitas Aquáticas para Produção de Biocombustível" já recebeu patente nos Estados Unidos e no Brasil. O projeto teve início em 2019 e foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Senai Biomassa, a Embrapii, a empresa CTG Brasil e a ANEEL.

O objetivo era desenvolver um processo para obter biocombustível semelhante ao diesel, utilizando tratamento catalítico do bio-óleo extraído da pirólise rápida (decomposição térmica em alta temperatura) de macrófitas aquáticas encontradas nos reservatórios das usinas hidrelétricas da CTG Brasil, possibilitando seu uso em motores diesel convencionais."Além de oferecer uma solução energética sustentável, o projeto buscou mitigar os impactos negativos das macrófitas na operação das hidrelétricas, como obstruções e custos de manutenção elevados", explica Paulo Renato dos Santos, pesquisador responsável da Unidade Embrapii ISI Biomassa.

Foram envolvidos 14 pesquisadores no total, dividindo nas áreas de biocombustíveis, biologia, química, engenharia e apoio laboratório analítico. O impacto dessa solução compreende as áreas de ocupação das usinas e os impactos ambientais. Proporcionando a solução para outras usinas onde estão implantadas as termelétricas e convertendo esse problema em potencial matéria prima para geração de energia a partir de fonte renovável.

Transição energética
Para Fernanda Genova Martins, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da CTG Brasil, o Macrofuel é um marco da estratégia de PD&I da empresa, pois alia propósito, ciência e impacto real. "A parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa e o suporte da EMBRAPII foram fundamentais para transformar essa ideia em uma tecnologia com patente internacional, reafirmando nosso compromisso com a inovação de excelência", afirma. "Projetos como este refletem a visão da CTG Brasil de liderar a transição energética com soluções sustentáveis, aplicáveis e alinhadas aos mais altos padrões da ANEEL, gerando conhecimento, formando parcerias estratégicas e criando resultados que beneficiam não só o setor elétrico, mas toda a sociedade brasileira", finaliza Fernanda.

Sobre a Embrapii - A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Premiação
Empresa baiana atendida pelo Sebrae vence Prêmio Melhore...
31/10/25
Energia Solar
Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usin...
31/10/25
Bacia de Santos
bp avança nos planos para a significativa descoberta de ...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Seagems conquista pela quarta vez o Prêmio Melhores Forn...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.