Responsabilidade Social
Redação TN com Assessoria Engie
O Parcerias do Bem, programa de responsabilidade social da ENGIE Brasil, completa quatro anos de atuação com resultados expressivos e impacto positivo em diversas regiões do país. Desde sua criação, em 2021, o movimento já beneficiou diretamente mais de 75 mil pessoas, viabilizou mais de 200 projetos sociais e mobilizou cerca de 100 instituições parceiras em ações voltadas à educação, saúde, cultura e geração de renda.
Com investimentos acumulados superiores a R$9 milhões, o programa reúne empresas de diferentes setores — incluindo 15 do setor de energia — em torno de causas comuns. Atualmente, a iniciativa conta com cerca de 70 empresas ativas, que compartilham o compromisso com o 17º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, voltado ao fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento sustentável.
"O Parcerias do Bem nasceu de uma imensa vontade de fazer o bem e de ir além das nossas limitações de recursos. Surgiu da convicção de que o impacto social é maior quando caminhamos juntos e de que o desejo de transformar realidades supera barreiras, inclusive a da competição. Hoje, quatro anos depois, vemos uma rede sólida de empresas que entenderam que responsabilidade social não é um diferencial, é um dever — e, quando esse dever é compartilhado, ele se transforma em potência", afirma Eduardo Sattamini, Country Manager da ENGIE Brasil.
Para celebrar a data, a ENGIE realizou um evento comemorativo em Florianópolis (SC), reunindo diretores, parceiros, colaboradores e convidados. O encontro destacou os avanços alcançados pelo programa e contou com apresentações culturais de iniciativas apoiadas, reforçando o impacto transformador das parcerias construídas ao longo dessa trajetória.
"O Parcerias do Bem é um exemplo concreto de como a articulação entre empresas pode potencializar o impacto social. Ao integrar esforços em educação, saúde, cultura e geração de renda, conseguimos ampliar a escala e a efetividade dos projetos. Celebrar esse marco é reconhecer que, juntos, somos capazes de construir um Brasil mais justo, inclusivo e sustentável", destaca Thais Soares, diretora de Sustentabilidade da ENGIE Brasil.
Entre os principais resultados do programa estão os Centros de Cultura e Sustentabilidade, já presentes em sete cidades — Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO), Quedas do Iguaçu (PR), Saudade do Iguaçu (PR) e Trairi (CE) —, com três novas unidades em implantação: Estreito (MA), Itá (SC) e Umburanas (BA).
Outro destaque é o programa Mulheres do Nosso Bairro, que incentiva o empreendedorismo feminino por meio de investimentos financeiros e capacitação profissional, além de ações na área da saúde, com foco na detecção precoce do câncer infantojuvenil e na saúde da visão.
"A celebração dos quatro anos do Parcerias do Bem é mais do que uma retrospectiva — é um convite para que mais empresas se unam a essa corrente do bem, que cresce a cada ano e amplia o alcance do impacto positivo que queremos promover no país", reforça Luciane Pedro, gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil.
Para saber mais sobre o programa e como participar, acesse: www.engie.com.br/parceriasdobem
Sobre a ENGIE
A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a ENGIE investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros. No Brasil, a ENGIE, uma das líderes em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 12 GW de capacidade instalada própria, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
Na foto: Marcos Keller, Diretor de Gestão e Comercialização de Energia; Gabriel Mann, Diretor de Regulação, Estratégia e Comunicação; Eduardo Sattamini, CEO; Thais Soares, Diretora de Sustentabilidade e Guilherme Ferrari, Diretor de Energias Renováveis.
Fale Conosco