Energia Solar

Primeira usina solar fotovoltaica da Cocal entra em operação em outubro

A unidade ficará localizada no município de Pirapozinho (SP) com capacidade de produção média de 3.500 MWh / ano – geração suficiente para atender cerca de 1.000 consumidores de pequeno e médio porte

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/09/2023 17:12
Primeira usina solar fotovoltaica da Cocal entra em operação em outubro Imagem: Divulgação Visualizações: 550 (0) (0) (0) (0)

A empresa do sucroenergético do oeste paulista segue na expansão dos negócios e apostando em novos produtos de energia limpa e renovável. A Cocal já conta com a produção de energia elétrica a partir de dois processos: da queima de biomassa da cana-de-açúcar e do biogás em motogeradores. A partir do mês que vem entra em atividade a terceira via – uma usina solar fotovoltaica com produção 100% destinada para venda aos clientes da região.

“Nossa jornada começou na década de 80 com a produção do etanol e do açúcar – que continuam sendo o carro-chefe da empresa. Nos últimos anos, começamos um grande investimento no biometano e agora vamos explorar a energia solar. O objetivo é crescer cada vez mais nesse ecossistema oferecendo todo o potencial dos produtos verdes aos clientes e contribuindo para a descarbonização da matriz energética brasileira” afirma o diretor comercial e de novos produtos da Cocal, Andre Gustavo Silva.

Essa será a primeira usina de energia solar da empresa. As obras começaram em julho / 23 e o investimento é de R$ 10 milhões. O modelo de gestão escolhido para a nova usina será o de Geração Distribuída (GD) com a criação de um consórcio, uma ótima opção para pequenos e médios estabelecimentos comerciais que buscam reduzir impactos ambientais e, ao mesmo tempo, custos devido à proximidade entre produtor e cliente final.

A nova usina solar está localizada em um distrito industrial que contará com a energia elétrica renovável e já possui acesso ao gasoduto exclusivo de biometano da Cocal. Ou seja: energia e combustível verdes para os empreendedores da região. De acordo com Andre, a usina solar será conectada diretamente à rede de distribuição elétrica local (atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul).

“O foco inicial são os pequenos e médios empresários locais. Por exemplo: padarias, mercados e açougues, além de residências. Vamos evitar as perdas de eficiência decorrentes de longos transportes que, lá na frente, seriam adicionadas na tarifa final. Estamos falando de vantagem ambiental e financeira”, reforça o diretor.

Para o próximo ano, a Cocal já estuda a construção de duas novas usinas solares fotovoltaicas na região do oeste paulista.

Sobre a Cocal:

A Cocal é uma empresa 100% nacional, produtora de cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica, biometano, CO2 food grade e levedura seca. Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, vem investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar. Suas áreas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no oeste do estado de São Paulo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inclusão Profissional
MODEC lança campanha afirmativa para atração de pessoas ...
19/09/24
Sustentabilidade
GE Vernova lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade
19/09/24
Saúde Mental
Nomofobia: mais de 60% dos brasileiros relatam sentir an...
19/09/24
Equidade de gênero
Naturgy apoia pacto por equidade de gênero na Energia
19/09/24
Transição Energética
Posicionamento do IBP sobre a aprovação do PL Combustíve...
18/09/24
Evento
Começa amanhã a Conferência Ethos 360° São Paulo
17/09/24
Recursos Humanos
Trabalho remoto, ESG e inteligência artificial impulsion...
17/09/24
Energia Elétrica
Fórum de Eficiência Energética abre Smart Energy 2024
16/09/24
Goiás
A Força do agronegócio e da agroindústria no desenvolvim...
13/09/24
Etanol
Atualização dos impactos das queimadas para os produtore...
13/09/24
Sustentabilidade
Bahiagás lança primeira edição do seu Relatório de Suste...
13/09/24
Energia Elétrica
Prime Energy oferece benefícios do Mercado Livre de Ener...
12/09/24
Combustíveis
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustív...
12/09/24
Reunião
ORPLANA participa de reunião do Conselho Nacional de Rec...
11/09/24
Comunicação
WayCarbon anuncia novo posicionamento e branding
10/09/24
Baixo Carbono
Estudos de negócios de baixo carbono serão realizados en...
10/09/24
COMUNICAÇÃO + IA
Plataforma oferece insights sobre anúncios digitais dura...
06/09/24
Hidrogênio
ANP produz relatório sobre o marco legal do hidrogênio d...
06/09/24
Segurança no Trabalho
Software de startup brasileira otimiza gestão de EPIs
05/09/24
Publicação
Certificação de hidrogênio verde é tema de livro publica...
03/09/24
Evento
Mais de 700 mulheres debatem transição energética e sust...
03/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.