O presidente da Guatemala, Álvaro Colom, foi recebido na manhã de ontem (3) no Rio de Janeiro, pelo diretor da Área Internacional, Jorge Zelada, e pelo gerente executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu da Costa Fraga. Hoje, será recebido pelo president
AssessoriaO presidente da Guatemala, Álvaro Colom, foi recebido na manhã de ontem (3) no Rio de Janeiro, pelo diretor da Área Internacional, Jorge Zelada, e pelo gerente executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu da Costa Fraga.
Durante visita ao Cenpes, o presidente e sua comitiva – que incluiu o chanceler Haroldo Rodas e os ministros Carlos Ivan Meany (Minas e Energia) e Marco Túlio García (Defesa) – sinalizaram o interesse guatemalteco em buscar alianças estratégicas tanto na exploração e produção de petróleo e gás quanto no refino.
“Seria uma honra ter a Petrobras como parceira, por sua experiência e excelência em tecnologia”, disse o ministro Meany.
Além disso, as autoridades da Guatemala conheceram plantas piloto de HBio e etanol de lignocelulose, e se mostraram interessadas nas tecnologias de combustíveis renováveis e na política de preços de derivados e gás natural no Brasil.
Do Rio de Janeiro, Álvaro Colom segue para Brasília, onde será recebido nesta sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na capital federal, os dois líderes discutirão temas de interesse comum entre os dois países, como cooperação nos campos social e energético.
Fale Conosco