Biogás

Potencial de geração do biogás chega a 40% da usina de Itaipu

Redação/Assessoria Unica
17/08/2020 15:13
Potencial de geração do biogás chega a 40% da usina de Itaipu Imagem: Divulgação Visualizações: 1816

De acordo com o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás, se todos os resíduos fossem aproveitados nas usinas sucroenergéticas do Estado de São Paulo, o potencial de geração de eletricidade com biogás atingiria quase 32 TWh, 40% de toda a geração do ano passado da usina Itaipu. O potencial dessa fonte energética foi debatido no webinar "O Biogás e a Modernização do Setor Elétrico", nessa quinta-feira (13), organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN) e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás). O seminário online, que também contou com a participação de representantes da Raízen, da Cocal e do Ministério de Minas Energia (MME), promoveu debate sobre o aproveitamento do potencial do biogás no setor sucroenergético e o impacto do processo, em andamento, da modernização do setor elétrico brasileiro.

O presidente da UNICA, Evandro Gussi, que fez a abertura do evento, destacou a importância da modernização do setor elétrico para que não se desperdice a diversidade energética que é vista no Brasil. "Ouvimos muito a expressão ´opção energética´, mas quando nos debruçamos um pouco mais sobre esse tema percebemos que muitas vezes aquilo que parece ser uma opção, na verdade é a falta dela. Trata-se do único caminho que determinadas nações possuem para resolver o problema de demanda por energia. Já no Brasil isso é verdade. Aqui podemos dizer que temos opções energéticas e cada vez mais outras vão surgindo, com pesquisa e tecnologia, solucionando problemas das pessoas e da sociedade", afirmou.

InstitucionalO biogás é visto como uma alternativa para a produção de energia no Brasil, pois é feito a partir de subprodutos da cana e da produção de etanol e açúcar, como bagaço, torta de filtro, palha e vinhaça. Além de ser usado para produzir bioeletricidade, o biogás também pode ser transformado em biometano e utilizado na matriz de transportes, sendo uma alternativa ao diesel.

"Vejo o que já fizemos em termos de cogeração e a participação que temos na matriz energética brasileira, com a baixíssima pegada de carbono, é algo impressionante. Mas quando penso no que ainda tem para acontecer e no que o futuro reserva para o setor, é algo impensável em qualquer outro lugar do mundo", comentou Gussi.

"Ao observar apenas os resíduos do processo produtivo, o biogás funciona com pegada negativa de carbono", complementou Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás.

Segundo dados do MME, a produção de biogás aumentou consideravelmente no Brasil, apesar de estar longe de atingir seu pleno potencial. Em 2015, foram produzidos 1.373 mil Nm³/d de biogás, já em 2018 foram 3.111 mil Nm³/d. Na visão do setor produtivo, para incentivar a ampliação da produção seria necessário incorporar as externalidades positivas da fonte na modernização do setor elétrico brasileiro.

"Antes tínhamos um setor elétrico muito focado na parte de geração e distribuição. Hoje vemos uma mudança estrutural deste novo setor elétrico, com novas formas de geração, de armazenamento em escala e a entrada de veículos elétricos. Isso tudo faz com que o nosso setor mude de configuração. Existe uma transição energética em curso, em que a descarbonização é o grande drive para as novas tecnologias, acompanhado da segurança e eficiência energética e da ampliação do poder de escolha do consumidor", explica André Osório, diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do MME.

Em 2019 a bioenergia foi responsável por 54,9 TWh, o que corresponde a 9% da matriz energética brasileira no ano passado, segundo dados do MME. Destes, 67,1% foram provenientes do bagaço e da palha da cana, e somente 2,1% tiveram como fonte o biogás.

"Temos que manter em mente que, com o desenvolvimento econômico do país, a sociedade vai demandar cada vez mais energia elétrica. E essa geração precisa ser neutra em relação à emissão de gases de efeito estufa. Então a importância de estimular projetos e diminuir o hiato entre o potencial e o efetivo aproveitamento do biogás no setor", comenta Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da UNICA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.