Marketing

Postos de combustíveis investem em programas de recompensa para atração e retenção de clientes

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/05/2021 21:04
Visualizações: 859 (0) (0) (0) (0)

Os programas de recompensa estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Apesar de ser uma estratégia recente, o marketing de relacionamento se consolidou e tem sido uma importante tática para atrair e reter clientes. Essa recompensa pela aquisição de um produto ou serviço pode fazer diferença, também, nas contas do dia a dia, seja na hora de abastecer o carro ou em uma troca de óleo, por exemplo.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com a Locomotiva Instituto de Pesquisa, incentivos que ajudam os consumidores a economizar dinheiro são a principal razão pela qual eles participam de um programa. Segundo o levantamento, 65% dos participantes disseram que preferem realizar compras com marcas que oferecem o benefício e outros 61% dizem preferir concentrar compras em uma mesma marca.

Os postos de combustíveis e serviços têm um potencial de atratividade muito grande para atender a essa nova demanda de consumo, além de terem vantagem competitiva por agregarem mais de um serviço em um só local. Em apenas uma ida ao posto, o consumidor pode abastecer o carro, realizar a troca de óleo e, ainda, fazer as compras de mercado na loja de conveniência. "Isso traz economia ao consumidor, gera recorrência e mantém a dinâmica do mercado", avalia a gerente de Desenvolvimento de Varejo da ALE Combustíveis, Ana Carolina de Castro (foto).

Ela comenta que, em um cenário de incertezas econômicas, como é o resultante da pandemia de Covid-19, é natural que o consumidor passe a olhar mais para esse tipo de vantagem, que permita economizar. "Um programa, que esteja alinhado ao plano estratégico do posto de combustíveis e serviços, traz muitas vantagens não só aos clientes, mas também para o próprio revendedor. Com ele, o negócio pode alcançar os clientes que já consomem no estabelecimento, oferecendo motivos para continuarem consumindo. Eles têm, ainda, a oportunidade de conquistar novos clientes ao oferecer mais vantagens no processo da compra. Afinal, quanto mais vezes ele comprar, maior será o benefício que receberá de volta."

Esse tipo de ação também tem impacto sobre a experiência na jornada de compras do cliente, o que pode ser determinante para o sucesso do negócio. A experiência do consumidor é uma soma do atendimento de qualidade e de todo o caminho pelo qual ele passa até, de fato, comprar o produto. "O ideal é que esse processo seja descomplicado, atenda às necessidades do cliente e seja personalizado", afirma Ana Carolina.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Subsea Symposium - Nas águas profundas da tecnologia
25/11/24
Termelétrica
Flash Energy fecha contrato de compra de energia do Merc...
25/11/24
Seminário
IBP promove seminário sobre reforma tributária no setor ...
25/11/24
Etanol
Hidratado fecha a semana praticamente estável e anidro v...
25/11/24
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21