Redação TN Petróleo/Assessoria PortosRio
O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, e o diretor administrativo-financeiro, Francisco Diogo, participaram da 4ª Assembleia Geral Itinerante 2025 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, na sede da Companhia Docas da Bahia (Codeba), em Salvador (BA). O encontro reuniu representantes das Autoridades Portuárias públicas brasileiras e instituições ligadas ao setor portuário nacional, com foco no fortalecimento do trabalho integrado entre os portos como vetor estratégico para o desenvolvimento do país.
Na abertura da assembleia, o presidente da Codeba, Antonio Gobbo, destacou a contribuição da companhia no compartilhamento de experiências relacionadas ao planejamento integrado e ressaltou a importância do encontro. Já a diretora-executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo, enfatizou o simbolismo de sediar a assembleia na Bahia, em um porto emblemático para o setor nacional e internacional, além da oportunidade de troca de experiências e disseminação de cases de sucesso entre os portos públicos brasileiros.
Além da PortosRio, participaram representantes das Autoridades Portuárias de Imbituba, Itajaí, Porto do Itaqui, Codern, Porto do Recife, Porto de Santos, CDC e Portos do Paraná, que debateram pautas estratégicas, alinhamentos institucionais e temas de interesse do sistema portuário público brasileiro. Para o presidente da PortosRio, Flavio Vieira, "as assembleias itinerantes promovidas pela ABEPH são de grande relevância porque permitem o compartilhamento de boas práticas e soluções inovadoras entre as autoridades portuárias, contribuindo para o avanço da agenda comum da infraestrutura portuária e alinhando o setor às novas exigências globais de sustentabilidade e eficiência operacional", destacou.
Na programação, os participantes acompanharam a palestra "Amazônia Azul: Governança e Estratégia de Desenvolvimento", ministrada pelo Almirante de Esquadra Ilques Barbosa, que reforçou o papel do sistema portuário brasileiro como elemento essencial para o desenvolvimento nacional, com destaque para a importância do transporte marítimo na valorização e no aproveitamento sustentável das riquezas da chamada Amazônia Azul.
Nas apresentações dos patrocinadores desta edição, Instituto Via Green e Caruso Jr. Estudos Ambientais & Engenharia, foi evidenciada a importância da agenda ESG, com a apresentação de soluções voltadas à descarbonização, à inovação e à gestão ambiental no setor portuário, incluindo ferramentas avançadas para monitoramento ambiental, análise de dados e processos de licenciamento.
As atividades da 4ª Assembleia Geral Itinerante da ABEPH foram encerradas no dia 11 de dezembro, com visitas técnicas aos terminais de granéis sólidos e líquidos do Porto de Aratu-Candeias.
Fale Conosco