Redação TN Petróleo/Assessoria PortosRio
A PortosRio reafirma seu compromisso com a transparência pública ao manter o Certificado Ouro de Transparência e elevar o índice de aderência do seu portal institucional (https://www.portosrio.gov.br/) aos critérios legais e boas práticas, conforme avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa conquistou a certificação em 2023, com um índice de 87,82%, e em 2024 elevou esse número para 90,57%, consolidando a PortosRio como uma das autoridades portuárias de maior destaque no país.
A avaliação faz parte do Radar da Transparência Pública (https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html), iniciativa do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A verificação contempla os sites institucionais de mais de sete mil órgãos públicos nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios), classificando-os em diferentes níveis de transparência.
Entre as categorias possíveis – diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente – a PortosRio se manteve na categoria ouro, ficando bem acima da média nacional de transparência, que foi de 63,94%, e também superior à média das estatais independentes, que registraram 78,10%.
O resultado reflete o trabalho contínuo da Ouvidoria-Geral da PortosRio, responsável pelo monitoramento das publicações no menu "Acesso à Informação" do site da empresa, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). A conquista também se deve à parceria com a Gerência de Estruturação e Construção de Soluções, área responsável pelo desenvolvimento do site institucional da companhia.
"A conquista do Certificado Ouro pelo segundo ano consecutivo demonstra a seriedade e o empenho da empresa em garantir o acesso facilitado e qualificado às suas informações institucionais. Seguiremos aprimorando nossos processos de transparência e prestação de contas à sociedade", afirmou Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio.
Fale Conosco
13