Redação TN Petróleo/Assessoria
Por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, a PortosRio - Autoridade Portuária responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno - o Porto de Santos e a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) formalizaram a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para a modernização dos portos públicos, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas. A solenidade aconteceu na segunda-feira (17), no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu.
A parceria tem como objetivo promover mais eficiência e segurança das atividades portuárias, impulsionando a competitividade dos portos brasileiros no mercado global. A implementação de projetos de pesquisa, desenvolvimento, infraestrutura e descarbonização são pontos-chave deste acordo, que simboliza o comprometimento de todas as entidades envolvidas com o progresso e a sustentabilidade do setor portuário.
Para o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, a assinatura deste Termo de Cooperação Técnica representa um marco significativo para os portos públicos do Estado do Rio de Janeiro: "Estamos diante de um momento histórico porque a modernização portuária é fundamental para garantir um futuro mais seguro, eficiente e sustentável para os nossos portos. Esta parceria com o PTI nos permitirá implementar soluções tecnológicas de ponta, promovendo um salto de qualidade em nossa infraestrutura e consolidando nossa posição no cenário internacional.”
Durante a cerimônia, o diretor-superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, enfatizou a alegria e orgulho do Parque Tecnológico em contribuir com soluções tecnológicas para o Brasil: "Colaborar com a modernização do país e seu desenvolvimento tecnológico é motivo de grande satisfação. Estamos prontos para ajudar no avanço industrial do Brasil." Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Binacional, ressaltou a relevância da inovação para a segurança e eficiência dos portos brasileiros: "Participar da ampliação da competitividade do país e tornar os portos mais eficientes é uma função determinante. Parabéns ao PTI por sua qualidade, dedicação e compromisso com o futuro do Brasil."
A Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, destacou a importância estratégica desta cooperação para o Brasil, dada sua intensa relação comercial global: "Precisamos de competitividade, e quem pode contribuir é a ciência, a tecnologia e a inovação. Essa inteligência prestará um serviço inestimável, melhorando esta atividade econômica e firmando nosso caminho de desenvolvimento." O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a relevância dos termos de cooperação para o setor portuário brasileiro, que apresentou crescimento significativo: "O setor gera emprego, renda e movimenta a economia. É fundamental levar tecnologia e inovação para nossos portos, fortalecendo ainda mais este segmento crucial."
Fale Conosco
21