Portos

Porto Sudeste realiza simulado em parceria com a Conportos e Polícia Federal

Exercício testou a eficácia do Plano de Segurança Portuária em uma situação hipotética de invasão ao terminal

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/07/2023 13:18
Porto Sudeste realiza simulado em parceria com a Conportos e Polícia Federal Visualizações: 2048

O Porto Sudeste realizou nesta quarta-feira, 26 de julho, um Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Navio (ESAIN), promovido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), e executado pela Coordenação de Operações Táticas (COT/CGAP/DIREX/PF). Além de testar os protocolos de segurança, prevenção e repressão a atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis, o objetivo da atividade também foi reforçar a sinergia entre setor público e privado. O exercício ainda contou com apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Superintendência Regional de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (NEPOM/DREX/SR/PF/RJ). 

"Crimes cometidos em embarcações e terminais portuários são de responsabilidade da Polícia Federal. A ideia dessa atividade é consolidar uma rotina de exercícios a ser realizada nos principais portos nacionais com o propósito de dotar a Polícia Federal da liderança necessária para atuação rápida e eficiente. As instalações portuárias são complexas e envolvem diversos atores. É fundamental que a gente conheça a parte da iniciativa privada, e eles também saibam da nossa capacidade e desafios", comentou Marcelo João, delegado da Polícia Federal que liderou a atividade.

Durante a atividade, policiais federais simularam uma invasão ao terminal em um ambiente com refém.  O simulado testou o que funciona na prática, além de compreender os fatos relativos ao ambiente marítimo, os quais afetam a segurança e a defesa, a economia e o meio ambiente. 

"Todo evento foi acompanhado pelo sistema de monitoramento do Porto Sudeste. A parte tecnológica desempenhou um papel relevante durante a atividade. O que a gente costuma ver durante as auditorias que fazemos no terminal, vimos na prática como seria em um eventual gerenciamento de crise", completou Marcelo.

Para Alex Gatto, gerente de Segurança Patrimonial do Porto Sudeste, o simulado foi fundamental para testar a eficácia do Plano de Segurança Portuária.

"A atividade foi uma excelente oportunidade para colocarmos em prática nossos procedimentos de contingência, e da equipe se testar diante de uma situação que não é muito comum em nosso terminal. A segurança – seja ela ambiental, pessoal ou patrimonial – é fundamental para o andamento das nossas operações. Estamos sempre investindo em novas tecnologias, equipamentos de última geração, e capacitação e treinamento de nossos profissionais para garantir a qualidade de nossas ações. E acho que mostramos isso hoje", analisou Alex Gatto. 

O Porto Sudeste faz parte de seleto grupo mundial de portos que atende aos requisitos de segurança estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO).  O ISPS Code – sigla em inglês para Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias – é um importante protocolo criado com o objetivo de estruturar a avaliação de ameaças e de definir ações de proteção apropriadas às embarcações e terminais portuários. 

A Conportos, no âmbito federal, e as Cesportos, no âmbito estadual, coordenadas pela Polícia Federal, atuam na construção de protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais, além do cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS).

O código exige cooperação e entendimento contínuos e efetivos entre os setores públicos e privados atuantes no universo marítimo e portuário, de modo a detectar ameaças à proteção e tomar medidas preventivas contra incidentes que afetem navios ou instalações portuárias.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
08/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
Resultado
Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no...
07/11/25
Bahia
Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamen...
06/11/25
Resultado
Log-In Logística Integrada cresce 12,3% e registra recei...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Visita
PortosRio conhece iniciativa norueguesa voltada à pesqui...
05/11/25
Investimentos
Setor de navegação investiu mais de R$ 70 milhões em açõ...
04/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Resultado
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registra...
30/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Inteligência Artificial, CCUS e descomissionamento sinal...
30/10/25
OTC Brasil 2025
ONIP e Firjan promovem reunião com a Transpetro
30/10/25
Reconhecimento
Primeira edição do Prêmio Navegue + Brasil reconhece emp...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer servi...
29/10/25
Royalties
Valores referentes à produção de agosto para contratos d...
29/10/25
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.