Uma comitiva do Governo de Pernambuco esteve na Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) na última quinta-feira (15). Entre o grupo de 30 pessoas, formado por secretário estadual, professores universitários e diretores de instituições, estava o Diretor do Forum Suape Global do Complexo Industrial Portuário de Pernambuco, Silvio Leimig.
O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, recepcionou os visitantes e falou sobre o momento vivido pelo porto. “Nós estamos em um processo de evolução, buscando instrumentalizar o Porto para nós sermos um hub port na região. Com a questão econômica do Brasil e do RS bem encaminhada, o porto marítimo do estado é beneficiado. O Porto com águas profundas e abrigadas tem, portanto, uma capacidade muito grande de prestar serviço de comércio exterior para o estado e o país”, destacou. Após, o engenheiro Darci Tartari fez uma apresentação das áreas e da infraestrutura portuária e dos projetos em andamento.
O diretor de Suape enfatizou a importância da visita da comitiva pernambucana ao porto gaúcho. “Esta visita é um retorno àquela que houve em julho, quando representantes do RS estiveram em Suape. Temos o objetivo de trocar experiência, já que são dois portos que têm muita similaridade nesta questão de formação dos novos estaleiros e dos recursos hídricos. Nós não somos competidores, nós somos complementares. O Porto do Rio Grande atua nesta região do Sul e nós atuamos no Nordeste. A gente cresce junto para o bem do nosso país”, avaliou Silvio Leimig.
A comitiva de Pernambuco também visitou o Tecon, a Quip, o estaleiro da Engevix, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Prefeitura Municipal.