<P>Cerca de 25 mil pessoas devem passar pelo Terminal de Passageiros no próximo sábado, estima a Polícia Federal, quando será batido o recorde da semana passada com a inédita escala de sete transatlânticos no Porto de Santos. São eles: Grand Mistral, Costa Fortuna, Costa Romantica, MSC Armoni...
A Tribuna - SPCerca de 25 mil pessoas devem passar pelo Terminal de Passageiros no próximo sábado, estima a Polícia Federal, quando será batido o recorde da semana passada com a inédita escala de sete transatlânticos no Porto de Santos. São eles: Grand Mistral, Costa Fortuna, Costa Romantica, MSC Armonia, Island Star, Island Escape e Grand Voyager, este último irá fazer sua última parada nesta temporada no Porto de Santos, por isso, não haverá embarque.
De acordo com o coordenador da PF no terminal, Cássio Luis Guimarães Nogueira, o volume de pessoas leva em conta os turistas que irão embarcar ou desembarcar, os passageiros em trânsito (que não irão iniciar nem finalizar viagem pelo porto, mas que porventura podem descer da embarcação e depois retornar), os tripulantes e, ainda, os fornecedores a navios, assim denominada a categoria que presta serviços às operadoras, abastecendo as embarcações de alimentos e combustível, por exemplo.
Já o Concais S.A., empresa que administra o Terminal, calcula que cerca de 22.400 passageiros embarquem ou desembarquem de algum dos transatlânticos, além do pessoal em trânsito. Não estão incluídos nesse cálculo os tripulantes e os fornecedores.
A capacidade de atendimento do terminal é de 22 mil passageiros - não entram nesse universo aqueles em trânsito, assim, mesmo se o número da PF se confirmar, a relação demanda e oferta deverá ficar no limite, não devendo ser substancialmente ultrapassada.
A organização da escala de sábado será praticamente a mesma da semana passada, quando atracaram no cais santista seis transatlânticos: Blue Dream, Grand Voyager, Costa Fortuna, MSC Armonia, Grand Mistral e Sky Wonder, num total de quase 21 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, passando pelas instalações do complexo turístico.
“A estratégia da PF será praticamente a mesma”, explicou Nogueira, destacando que o aumento em três vezes do número de agentes do órgão, já utilizado na escala do dia 17, será mantido neste sábado.
Dentre as medidas adotadas na semana passada que garantiram a escala bem-sucedida, está a antecipação da chegada das embarcações, que deve ocorrer de madrugada. Quanto mais cedo a embarcação atracar, há mais chances de logo começar o desembarque e, consequentemente, terminá-lo mais rápido, ainda na parte da manhã. A idéia é que tanto o terminal como os navios estejam livres para receber os passageiros que irão embarcar entre o final da manhã e o início da tarde.
Outra medida que contribuiu para a escala dos seis navios transcorrer sem maiores problemas foi o programa Santos Todos a Bordo, da Prefeitura de Santos. Recai sobre esta iniciativa, também, a expectativa de que a chegada dos ônibus com os turistas ao terminal será, tanto quanto possível, cadenciada. De tal forma que o complexo possa receber os automóveis sem congestionamentos no estacionamento do Concais.
Despedida - A Prefeitura de Santos irá organizar um esquema especial de despedida na saída dos transatlânticos. Como a escala de sábado marca “o início do fim da temporada”, conforme as palavras do secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, o prefeito João Paulo Tavares Papa solicitou a interdição de parte da Avenida Saldanha da Gama (a avenida da praia), na Ponta da Praia.
A Administração Municipal irá distribuir, ainda no terminal, bandanas para os passageiros que irão iniciar cruzeiros e fará o mesmo com as pessoas que estiverem na Ponta da Praia no momento da saída dos transatlânticos.
A idéia é que, por volta das 17 horas, quando os navios começam a zarpar do cais, a população, que comumente já permanece na orla para ver os navios irem embora, e os turistas a bordo possam se confratenizar.
Até ontem, ainda não havia sido definido o trecho da via beira-mar que será interditado. De acordo com Aquino, técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) devem se reunir hoje para fechar o evento.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco
22