Santa Catarina

Porto de Imbituba recebe maior navio de sua história

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/01/2025 09:15
Porto de Imbituba recebe maior navio de sua história Imagem: Gabriel Escobrar Visualizações: 358 (0) (0) (0) (0)

Com 346,98 metros de comprimento (LOA), o gigante MSC VILDA X marcou a história do Porto de Imbituba neste domingo (12) como a maior embarcação já atendida pelo complexo portuário do sul catarinense. O navio porta-contêiner, que possui tamanho equivalente a três campos de futebol, atracou no Cais 2 durante a madrugada e contou com o suporte operacional de dois práticos e três rebocadores. A saída do Porto foi ainda ontem, no final da tarde, com destino a Itajaí.

Sob bandeira Liberiana, o MSC VILDA X tem 42,8 metros de largura (boca) e é capaz de transportar em torno de 9.600 contêineres de 20 pés (TEU). A grandiosidade do navio foi acompanhada por diversos moradores e turistas ao longo do dia, marcando as redes sociais com belos registros da presença do gigante.

"Essa escala reflete a qualidade da logística catarinense, que trabalha para alcançar novos patamares e tem no Porto de Imbituba uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de toda uma região, que é o nosso sul catarinense", ressaltou o governador Jorginho Mello.

A embarcação integra a linha internacional de contêineres denominada Carioca, que conecta a costa leste da América do Sul com a Ásia. A linha passou a fazer escala em Imbituba em novembro do ano passado e representa a retomada da conexão de longo curso de contêineres com o continente asiático. Dentre as cargas movimentadas nesta estadia, estavam principalmente a madeira e a celulose em contêineres para exportação. 

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral, destaca que o Porto de Imbituba vem se preparando para momentos como esse. "A passagem do MSC Vilda X é um momento histórico para a logística do sul catarinense e demonstra que, com estrutura e investimentos, Imbituba é uma opção para os navios de grande porte, que fazem parte do futuro da navegação internacional", afirmou o secretário.

A agência marítima Wilson Sons foi a responsável pelo navio e a operação ficou a cargo da Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres de Imbituba. Já as manobras de entrada e saída do Porto tiveram o suporte de práticos da Imbituba Pilots e rebocadores da Wilson Sons e Saam Towage.

A gerente de Operações Portuárias do Porto de Imbituba, Cássia Reis, avaliou que tanto a atracação e desatracação do navio quanto a operação portuária ocorreram conforme o esperado e dentro dos prazos previstos. "A estadia deste navio indica que o Porto de Imbituba está preparado para atender grandes navios e ratifica o protagonismo de Santa Catarina na logística, com ênfase no modal marítimo, que resulta em um estado com cada dia mais empregos e geração de renda", complementou a portuária.

Contêineres em alta em Imbituba

A localização em uma enseada de mar aberto, com águas abrigadas e profundas, é uma das características do Porto de Imbituba que contribui fortemente para a capacidade de receber grandes navios. 

O Porto vive um importante momento de incremento nas operações de contêineres. Fechou 2024 com quatro linhas regulares: a já consolidada cabotagem (ALCT2) e três rotas internacionais — Brasex (Brasil - América do Norte), Atlas (Brasil - Argentina) e Carioca (Brasil - Ásia).

Em comparação com 2023, a movimentação de contêineres no Porto de Imbituba, em toneladas, cresceu 51,5% em 2024. O desempenho concretiza este tipo de carga como o grupo com maior alta no último ano. Além disso, o número de contêineres de 20 pés (TEU) operados teve um significativo incremento de 70% em relação ao ano anterior e deve continuar apresentando bons resultados em 2025, com a ampla gama de serviços oferecidos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025: Oportunidades e Inovação no Seto...
22/01/25
Pré-Sal
Produção do FPSO Cidade de Angra dos Reis no campo de Tu...
22/01/25
Petrobras
Produção de Bunker bate recorde na RNEST
21/01/25
Rio Grande do Sul
Petrobras irá comercializar bunker com conteúdo renováve...
21/01/25
Apoio Offshore
Posidonia Inicia o ano recebendo nova Embarcação e muita...
17/01/25
Estudo
Em 2025, indústria de petróleo e gás deve focar em efici...
16/01/25
Pessoas
PortosRio anuncia novo Diretor de Gestão Portuária
15/01/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção...
15/01/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba recebe maior navio de sua história
15/01/25
Eólica Offshore
Firjan considera acertado os vetos aos "jabutis" do marc...
14/01/25
Logística
Transpetro visa expandir operações ship to ship no ES
13/01/25
Resultado
PPSA arrecada R$ 10,32 bilhões em 2024
10/01/25
Acordo
Porto do Açu e Yamna anunciam acordo de reserva de área ...
07/01/25
Internacional
API se opõe a mais restrições ao desenvolvimento de petr...
06/01/25
Seminário
Firjan: em 2025, estado do Rio continuará líder em produ...
03/01/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste se torna Local Port Service (LPS) e eleva ...
02/01/25
Gás Natural
PRIO inicia operação de comercializadora de gás
02/01/25
Indústria Naval
Nova Resolução sobre o Fundo da Marinha Mercante deve co...
02/01/25
E&P
Constellation anuncia extensão de contrato para a Atlant...
02/01/25
Brasil
Petrobras informa sobre nova Lei para o setor de óleo e gás
28/12/24
Apoio Offshore
OceanPact assina contrato de R$ 697 milhões com Petrobra...
21/12/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.