Graças aos avanços nas obras de dragagem do Porto de Fortaleza (aprofundamento do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação para até 14 metros), o complexo segue se superando na movimentação de mercadorias. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o porto importou e exportou 3,8 milhões de toneladas de mercadorias. O índice supera em 26,31% o volume movimentado no mesmo período do ano passado.
Os principais destaques da movimentação no acumulado do ano foram os itens de granel líquido, que juntos movimentaram 1,9 milhões de toneladas, destacando-se a gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo, petróleo, querosene de aviação e betume de petróleo. O segundo maior volume movimentado foi de granel sólido, com aproximadamente um milhão de toneladas, destacando-se o trigo, coque de petróleo, enxofre e malte.
Por fim, a carga geral movimentou 942.376 toneladas, com destaque para o cimento, trilhos, arroz, aço, sal e frutas. Somente em contêiner, foram movimentadas 42.598 unidades, o que corresponde a 63.414 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Todo esse volume de mercadorias foi movimentado a partir da atracação de 523 navios, entre cargueiros, graneleiros e porta contêineres. “Além destes, recebemos este ano 33 navios de passageiros”, destaca o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mário Jorge Cavalcanti.
Segundo Cavalcanti, a movimentação ascendente do Porto do Mucuripe se deve ao aquecimento econômico aliado ao bom relacionamento da CDC com os operadores portuários e trabalhadores portuários avulsos, em um trabalho conjunto de trazer mais navios e cargas ao Estado do Ceará. “Deve-se também ao bom relacionamento que temos com a Secretaria de Portos, que beneficiou o porto com verbas para obras de infra-estrutura”, complementa.
O diretor aponta que neste ano, o Porto de Fortaleza finalizou a obra de derrocagem do berço de atracação 103, com a retirada de pedras que permitiu o aprofundamento para 11,50 metros, e inaugurou o Centro Vocacional Tecnológico Portuário, em uma iniciativa pioneira no país com o intuito de capacitar a mão de obra. “Além disso, estamos em pleno curso da dragagem, que vai aprofundar o porto com a retirada de areia para 14m, e para 2011 vamos implementar a troca das defensas, a nova pavimentação e as tomadas frigoríficas”, adianta.