COMUNICAÇÃO + IA

Plataforma oferece insights sobre anúncios digitais durante a temporada eleitoral e aumento das desinformações

Assessoria
06/09/2024 12:35
Plataforma oferece insights sobre anúncios digitais durante a temporada eleitoral e aumento das desinformações Imagem: Freepik Visualizações: 1389

Com a chegada do período oficial de campanhas eleitorais e a realização dos debates entre candidatos para as eleições municipais no Brasil, os profissionais de marketing encaram o período mais crítico do ano eleitoral em meio ao crescimento de conteúdos de viés político e  das desinformações. A associação de anúncios digitais a conteúdos de risco para as marcas foi considerada o principal desafio de 2024 segundo profissionais de marketing, publishers e fornecedores de tecnologia, entrevistados em estudo da Integral Ad Science (IAS). 

Para entender esse cenário e as maneiras de lidar com as ameaças, a IAS –plataforma que é responsável por analisar mais de 280 bilhões de impressões em anúncios digitais em todo o mundo, diariamente– desenvolveu o Election Lab. O Election Lab mede o impacto contínuo dos conteúdos políticos e das desinformções, e quantifica os ganhos nos resultados com a ativação das soluções de mensuração e otimização de anúncios digitais  da IAS.

ELEIÇÕES À VISTA: MAIORES RISCOS DE 2024

Nos Estados Unidos, o Election Lab detectou um aumento significativo nas desinformações e nos conteúdos políticos de risco para os anunciantes no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o trimestre anterior. Nos três primeiros meses do ano, as desinformações aumentaram 32% em relação ao trimestre anterior, enquanto o conteúdo político de risco subiu 29%, chegando a 1,03% de todas as impressões no período.

COMO LIDAR COM A DESINFORMAÇÃO COM A IA?

Por meio da solução Total Media Quality (TMQ), tecnologia orientada por Inteligência artificial, a IAS fornece análise multimídia granular, quadro a quadro, para proteger as marcas de ameaças de brand safety, incluindo as desinformações. Essa tecnologia tem a confiabilidade e a transparência necessárias para que os anunciantes analisem e otimizem suas campanhas publicitárias em uma ampla variedade de canais digitais, incluindo a web aberta, redes sociais, CTV e até mesmo ambientes de jogos on-line. 

Para identificar a desinformação, a tecnologia proprietária da IAS assimila sinais visuais, textuais, de fala para texto (speech-to-text) e outros sinais granulares, como imagens de celebridades, logotipos e análise de cenas. Referência em precisão e confiabilidade, a análise quadro a quadro baseada em IA da IAS permite a criação de relatórios com até 74% mais precisão que outras soluções comuns, que trabalham com amostras limitadas de quadros. 

COMO DEFINIR A DESINFORMAÇÃO?

Além disso, a IAS desenvolveu uma metodologia intensa que incorpora IA com supervisão humana em como a desinformação é detectada. Por meio de uma parceria com terceiros, os seres humanos podem confirmar que o conteúdo desinformativo é de fato desinformação e alimentar os modelos de IA com essas decisões, melhorando assim a precisão dos resultados futuros. Essa camada adicional de contribuição humana é necessária, pois pode ser complexo definir a desinformação em um contexto político com diversas nuances.

IMPACTO NOS RESULTADOS

O Election Lab também analisou o impacto da desinformação e do conteúdo político de alto risco sobre a taxa de sucesso (cliques ou conversões) das campanhas e o custo por visualização concluída (CPVC) dos anúncios digitais.

O resultado final? Evitar conteúdo politico arriscado gera resultados superiores. Os anúncios que evitaram conteúdo político tiveram um CPCV 32% menor do que os anúncios adjacentes a conteúdos políticos de risco, representando um custo por conversão US$ 1,04 menor. No caso da desinformação, os anúncios desprotegidos registraram um CPCV 41% maior do que os anúncios protegidos, bem como uma taxa de sucesso 46% menor, resultando em um custo de US$ 1,21 a mais por conversão.

Sobre a Integral Ad Science

A Integral Ad Science (IAS) é uma plataforma líder global de medição e otimização de mídia que fornece os dados mais acionáveis do setor para gerar resultados superiores para os maiores anunciantes, editores e plataformas de mídia do mundo. O software da IAS fornece dados abrangentes e enriquecidos que garantem que os anúncios sejam vistos por pessoas reais em ambientes seguros e adequados, ao mesmo tempo que melhora o retorno sobre os gastos com publicidade para os anunciantes e o rendimento para os editores. Nossa missão é ser referência global em confiança e transparência na qualidade da mídia digital. Para mais informações visite integralads.com.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
CAUSA
Neste Natal, presenteie com propósito ao lado de Médicos...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Descarbonização
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Comunicação Case
O Boticário aborda bullying familiar, em campanha de Natal
28/11/25
Transição Energética
Transição energética avança no Quebec e mira empresas br...
27/11/25
Energia Solar
EDP coloca em operação usina solar na fábrica da Johnson...
26/11/25
Inclusão social
Vale lança campanha solidária para contribuir com a incl...
26/11/25
Comunicação
Legal Design, Linguagem Simples e Black Friday: nova lei...
26/11/25
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Premiação
Bunker One conquista Selo de Sustentabilidade do Ministé...
19/11/25
Geração de Energia
EDP tem novo Centro de Predição e Performance para Geraç...
19/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição ene...
14/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
14/11/25
Saúde e Bem-estar
De volta às quadras: o saque do futuro
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.