Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
Arborização feita pelo projeto Vale Sustentável pretende incentivar a consciência ambiental nas comunidades e torná-las aliadas na conservação dos recursos naturais
Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, o projeto Vale Sustentável, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, promove plantio de mudas em dez escolas públicas do município de Guamaré, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, alunos, pais e educadores irão plantar mudas de árvores frutíferas. A arborização tem como objetivo estimular a consciência ambiental nas comunidades, de modo a torná-las aliadas na conservação dos recursos naturais. A ideia é que a iniciativa forneça frutas para diversificação da dieta alimentar dos estudantes. As árvores também irão contribuir para o embelezamento paisagístico das escolas e, por meio de sombreamento, para diminuição da temperatura ambiente.
O plantio começa no dia 31 de agosto, na Escola Municipal Bibiano Xavier, que fica na localidade rural de Santa Paz, com cerimônia de abertura marcada para às 9h. Depois, e até o dia seguinte, serão realizadas arborizações nas demais instituições de ensino (quatro em zona rural e seis em área urbana). As atividades seguirão os cuidados e protocolos recomendados para o cenário de pandemia.
Ao todo serão plantadas 60 mudas das espécies abacateiro, bananeira, aceroleira, goiabeira, gravioleira e mangueira. Para garantir que as árvores cresçam e sobrevivam no clima semiárido, o plantio ocorrerá com uso de hidrogel, uma substância que ajuda na retenção de água.
Essa é a primeira ação do tipo promovida pelo projeto Vale Sustentável. Outros plantios de mudas estão previstos para os próximos meses em escolas dos municípios de Assu, Alto do Rodrigues e Carnaubais, todos no Rio Grande do Norte.
O projeto Vale Sustentável busca recuperar áreas degradadas de reservas legais e de preservação permanente, por meio do enriquecimento da cobertura florestal com espécies nativas. O patrocínio da Petrobras à iniciativa decorre do compromisso da companhia em investir em ações para ampliar o conhecimento, a conservação e recuperação da biodiversidade, gerando, desta forma, valor para a companhia e a sociedade.
Serviço
Plantio de mudas
Dias: 31/08 e 01/09
Horário: 9h (abertura)
Local: Escola Municipal Bibiano Xavier, em Santa Paz. Baixa do Meio, S/N.
Escolas beneficiadas:
Centro de Educação Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário – Centro.
Escola Municipal Monsenhor Jose Tibúrcio – Lagoa Seca.
Escola Municipal Jose Nunes da Silveira — Lagoa de baixo.
Escola Municipal Pedro Guilherme — Lagoa Doce.
Escola Municipal Luiz Candido Alves — Umarizeiro.
Centro de Educação Infantil Maria do Socorro — Baixa do Meio.
Escola Municipal Maria Madalena da Silva — Baixa do Meio.
Escola — Escola Municipal Bibiano Xavier — Santa Paz.
Escola Municipal Francisco Maciel de Assis — Santa Maria III.
Escola Municipal Jesuíno — Ponta de Salina.
Fale Conosco
21