Programação da empresa em estande e palestras inclui temas como inovação aberta, inteligência artificial, mercado de carbono, sustentabilidade, cultura, atletas e projetos patrocinados pela companhia
Redação TN Petróleo, Agência PetrobrasO que atletas qualificados para o Pan 2023, músicos da Orquestra Sinfônica Petrobras (OPES), tecnologias industriais inovadoras e experiências imersivas de última geração têm em comum? Essas são algumas das atrações da Petrobras na Rio 2C, maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, em cartaz na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, de 11 a 16/04. Parceira desde 2018 do evento, a companhia terá um estande de 100 m2 no local, equipado com experiências imersivas em realidade aumentada, refletindo a visão de futuro da empresa em energias renováveis, robótica e responsabilidade ambiental.
Em um dos espaços da Petrobras no evento, um braço robótico vai registrar a experiência dos visitantes, materializando lembranças do evento com diversão e inovação, e uma série de workshops com cases sobre temas ligados à inovação e indústria criativa. A participação nessas dinâmicas se dará mediante inscrição no próprio estande da Petrobras, que estará localizado no térreo da Cidade das Artes.
Em uma experiência com Realidade Aumentada, o público, ao cruzar portais no estande, “entrará” no centro de pesquisas da Petrobras, o Cenpes, e conhecerá iniciativas e tecnologias já implantadas ou em desenvolvimento na empresa de uma forma inovadora e imersiva. Dentro desse ambiente virtual, o usuário pode explorar três painéis holográficos que representam os temas Inovação, Responsabilidade Ambiental e Energias Renováveis.
Na programação do evento, representantes da empresa participarão de conferências sobre temas como inovação aberta e sustentabilidade – e atletas patrocinados do “Time Petrobras” falarão sobre suas experiências, assim como protagonistas dos projetos Manual do Mundo e da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES). Ao todo, serão mais de 1000 palestrantes na Rio2C, sendo que o evento conta com 11 palcos de programação e espaços dedicados para negócios, networking e entretenimento.
A programação da Rio2C está dividida em três eixos: Summits (11/4), Conferências (12 a 14/4) e Festivália (15 e 16/4).
11/4
DIA 11 DE ABRIL – SUMMIT DE CRYPTO & CARBON – 15h às 15h45
A gerente executiva de Clima da Petrobras, Viviana Coelho, participa do painel “O potencial brasileiro na oferta de carbono e o soft power verde”. A Petrobras reúne todas as condições para ser o polo irradiador da transição energética no Brasil. A empresa é líder mundial em captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (o chamado Carbon Capture, Utilization and Storage - CCUS) com o recorde obtido no ano passado de 10,6 milhões de toneladas reinjetadas, equivalente a cerca de 25% do total de CO2 injetado pela indústria global no mesmo período. E, de acordo com a Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), o Brasil tem potencial para ser líder mundial na oferta de créditos de carbono, com capacidade para suprir até 48,7% da demanda global do mercado voluntário e até 28% do mercado regulado nos parâmetros das Nações Unidas.
DIA 11 DE ABRIL - SUMMIT SPORTS INNOVATION
Tuany Barbosa, atleta paralímpica do arremesso de peso, patrocinada pela Petrobras, que estará Jogos Parapan-Americanos 2023, bate um papo com outros atletas e diretores de iniciativas para promover a diversidade no esporte sobre acessibilidade e como a inclusão e representatividade transformam a dinâmica e os valores do esporte e sua prática. Painel Diversidade no esporte: A quebra de padrões no espaço esportivo, 15h às 15h45
Toquinha, outra atleta do Time Petrobras, praticante do breaking, esporte que estreia na próxima olimpíada, conversa com representantes de marcas e outros atletas sobre como os esportes de rua incentivam à atividade física e o desenvolvimento social e pessoal dos jovens. Ela representará o país do Pan Americano deste ano, no Chile. Painel Esportes de Rua e a Cultura Jovem, 17h15 às 18h15.
CONFERÊNCIAS – De 12 a 14 de abril
12/04
Meio Ambiente
Gregório Araújo – Gerente de Reflorestamento e Projetos Ambientais da Petrobras, discutirá como é possível equilibrar a proteção ao meio ambiente, o desenvolvimento econômico e a promoção da justiça social. Em pauta questões como igualdade de gênero, direitos humanos, desenvolvimento comunitário e responsabilidade social corporativa. Palco Palco Biodom – Painel Muito Além do Ambiental - 12 de abril às 10h30.
Inovação Aberta
Vinícius Maia – Gerente de Modelos de Negócio e Tecnologia da Petrobras debate com executivos a evolução, desafios e futuro da inovação aberta para grandes empresas no Brasil. A Petrobras é uma das empresas do setor de petróleo e gás que mais interage com o ecossistema de inovação aberta no Brasil. A companhia tem uma carteira contratada de mais de R$ 3 bilhões, com mais de 150 parceiros tecnológicos, nas diversas modalidades de contratação e acordos de cooperação tecnológica. O investimento previsto no plano estratégico da companhia para a área de tecnologia digital e de Inovação para o período 2023-27 é de US$ 2,1 bilhões. Palco Mercado - Painel Open Innovation – a estratégia para destaque no mercado- 12 de abril às 12h15.
13/4
Comunicação
Paula Almada, coordenadora de Gestão de Comunicação de Crise da Petrobras discute com representantes de outras grandes empresas como se preparar e para gerir e definir estratégias para lidar com o tema Comunicação de Crise. Palco Casa das Marcas - Gestão de crise - Como transformar desafios em oportunidades - 13 de abril, às 17h30
O maestro Isaac Karabtchevsky participa e do painel “autobiográfico: A Jornada de Isaac Karabtchevsky: História e Legado do Maestro Brasileiro. Das 17h30 às 18h30
14/4
Mudança Climática
Fernanda Diniz, gerente de Desempenho em Emissões e Eficiência Energética participa do painel sobre oportunidades e desafios na construção da nova matriz energética para as metas de redução de emissões para 2030. A empresa divulgou, recentemente, o seu Caderno do Clima com indicadores que refletem os avanços nos compromissos relacionados às mudanças climáticas. A Petrobras reduziu em 39% suas emissões absolutas operacionais de gases de efeito estufa (GEE) entre 2015 e 2022, resultado apoiado pela redução de 67% das emissões de metano nesse período, além de ganhos de eficiência nas operações. Palco Newfrontier - 14 de abril, 10h
FESTIVÁLIA – 14 DE ABRIL
Apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica com a peça Bohemia Rapsody – das 18h30 às 19h30
15 DE ABRIL
Felipe Prazeres, spalla (primeiro violino) e maestro da OPES, debate como criadores, produtores e agentes atuam para manter viva a cultura chamada erudita, engajando crianças e jovens e democratizando o acesso e a Orquestra Petrobras Sinfônica encerra o evento em grande estilo. Palco Storyvillage - 15 de abril, às 15h30
16 DE ABRIL
Inteligência Artificial
Ferramentas como chatGPT e Dall-E, baseadas em inteligência artificial, com capacidade de criar textos e imagens personalizados, são a pauta do momento. Iberê Thenório, criador do canal de YouTube Manual do Mundo, fala sobre o uso da inteligência artificial como uma oportunidade para melhorar a produção de vídeos. Palco Storyvillage, às 15h30.
Fale Conosco
21