O gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras, Mozart Shmitt de Queiroz, argumentou hoje, em entrevista no Rio, que já seria possível no Brasil, teoricamente, a mistura de até 20% de óleo vegetal, o biodiesel, ao óleo diesel comum. Segundo ele, esta proporção de
Agencia EstadoO gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras, Mozart Shmitt de Queiroz, argumentou hoje, em entrevista no Rio, que já seria possível no Brasil, teoricamente, a mistura de até 20% de óleo vegetal, o biodiesel, ao óleo diesel comum. Segundo ele, esta proporção de 20% já foi testada e é utilizada fora do Brasil. "Há uso na Europa de até 50% sem desgaste de veículos. No Brasil, infelizmente existe um lobby dos fabricantes de veículos, que impede testes acima dos 5%", comentou. Pela legislação atual, a mistura de 2% será obrigatória em todos os postos a partir de 2008. No mesmo período, fica autorizada a mistura de 5%, que passa a ser obrigatória a partir de 2013. "Há condições suficientes de o Brasil encurtar este prazo entre uma e outra mistura e até mesmo ampliar gradualmente o porcentual de adição", comentou em entrevista após participar de seminário sobre energias alternativas hoje no Rio de Janeiro.
Indagado sobre a oferta do biodiesel no País, ele lembrou que para abastecer integralmente todos os veículos movidos com diesel com a mistura de 2% seriam necessários 800 milhões de litros de biodiesel anuais. Já para a mistura de 5% seriam necessários 2 bilhões de litros anuais.
Fale Conosco
22