Resíduo recuperado é usado na produção de combustível.
Agência Petrobras
A Petrobras inaugurou hoje, a Estação de Tratamento de Lodos da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), primeira unidade de tratamento de lodos a ser implementada na América Latina. O sistema conta com tecnologia de ponta para converter parte do resíduo do processamento de petróleo em matéria prima recuperada para a produção de diesel e gasolina, além de sólidos para injeção no coque (derivado usado na construção civil e combustível industrial).
Além do ganho ambiental relacionado à redução de resíduos, a operação vai gerar economia pelo aproveitamento do óleo residual dos lodos oleosos e eliminação da logística de destinação deste lodo para tratamento fora da refinaria.
O investimento integra a visão corporativa da Petrobras, que visa ao crescimento e ao desenvolvimento sustentável. A Refap é a sexta maior refinaria da Petrobras em carga total de petróleo processado, com capacidade de produção de 200 mil barris por dia. Na unidade operacional, são produzidos óleo diesel, gasolina, nafta, propeno, GLP, querosene de aviação, óleo combustível, asfalto e coque.
Fale Conosco
22