São Paulo

Petrobras e USP inauguram centro de excelência em automação industrial

Através de convênio firmado com a Universidade de São Paulo (USP), a Petrobras inaugurou hoje (21/08), em São Paulo, o Centro de Excelência em Tecnologia de Automação Industrial (Cetai). O objetivo é elevar a produtividade, qualidade e segurança dos processos industriais nas refinarias da e

Agência Petrobras
21/08/2008 18:58
Visualizações: 1181

Através de convênio firmado com a Universidade de São Paulo (USP), a Petrobras inaugurou hoje (21/08), em São Paulo, o Centro de Excelência em Tecnologia de Automação Industrial (Cetai). O objetivo é favorecer atividades de pesquisa e desenvolvimento do setor, além de fomentar o ensino de tecnologias de automação industrial visando a produtividade, qualidade e segurança dos processos industriais nas refinarias da estatal.

 

Com suas instalações localizadas na Poli – Escola Politécnica da USP em São Paulo, o Cetai toda infra-estrutura necessária fornecida pela Petrobras, incluindo as obras civis, equipamentos de informática e de comunicação. Já a Poli é a responsável pela elaboração dos projetos de pesquisa e desenvolvimento individuais, além da coordenação de projetos multi-institucionais no âmbito acadêmico, por meio do seu Laboratório de Simulação e Controle de Processos (LSCP), do Departamento de Engenharia Química da EPUSP.

 

O público-alvo é formado por funcionários da Petrobras, alunos e professores da Poli, que utilizarão o espaço para projetos de pesquisa e treinamento em sistemas de automação industrial de interesse da Petrobras. Suas instalações contam com computadores e outros equipamentos em que serão desenvolvidos softwares de última geração para controlar os processos necessários às atividades de produção das refinarias. Também serão realizados treinamentos avançados, que ocorrerão em diferentes módulos e terão duração entre uma semana e seis meses.

 

Já estão programados alguns projetos de pesquisa e desenvolvimento patrocinados pelo Prorec (Programa de  P&D  em  Otimização  e  Confiabilidade)  do   Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), como Controladores  Preditivos  Robustos, Avaliação de Controladores e Simulação de  Processos de Refino, que contarão com a participação de professores  da  universidade e engenheiros da companhia petrolífera.

 

Com a finalidade de otimizar investimentos relativos à pesquisa desenvolvam o conhecimento brasileiro na área de petróleo e energia, foi criado pela Petrobras este modelo de parceria tecnológica, que funciona por meio de Redes Temáticas. Elas garantem o repasse de, pelo menos, 1% da receita bruta gerada em campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção. Metade deste valor é destinado às universidades e instituições de pesquisa nacionais, o que, no caso do Cetai, representa um investimento inicial na ordem de R$ 4 milhões por parte da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.