<P align=justify>Para atender a crescente demanda de formação de mão de obra em atividade de perfuração de poços na indústria de petróleo, a Petrobras e o Senai/Cetind inauguraram nesta última sexta-feira (13), em Lauro de Freitas (BA), um moderno Centro Móvel de Treinamento. No local, foi...
Agência PetrobrasPara atender a crescente demanda de formação de mão de obra em atividade de perfuração de poços na indústria de petróleo, a Petrobras e o Senai/Cetind inauguraram nesta última sexta-feira (13), em Lauro de Freitas (BA), um moderno Centro Móvel de Treinamento. No local, foi instalada uma minisonda de perfuração terrestre, conhecida como sonda escola, onde os alunos vão trabalhar com equipamentos e ferramentas reais, podendo praticar os processos realizados numa sonda normal.
O centro móvel será utilizado para complementar a qualificação teórica do curso de plataformista de sonda, operador de sonda off shore, operador de sonda de perfuração e operador de sonda de produção, sempre com atividades práticas. A expectativa é que sejam formadas 10 turmas de perfuração e 10 de produção em 2009, cada turma com 20 alunos. A duração de cada curso é de dois meses e meio.
Projetado e construído pela Petrobras, no Núcleo de Apoio às Sondas (NAS) na Bahia, o equipamento é um dos cinco Centros Móveis de Treinamento que estão sendo instalados no País. No Senai/Cetind, serão realizados também cursos fechados, solicitados por empresas que prestam serviços para a Petrobras. Os alunos dos cursos patrocinados pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) também receberão capacitação prática com o uso destes equipamentos.
A necessidade de formação de mão de obra no mercado local, para atender a crescente demanda da atividade de perfuração, é realidade na Bahia. A função de plataformista, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cadeg) do Governo Federal, está na lista das 18 profissões que mais geraram emprego no País nos últimos anos. O Centro Móvel de Treinamento vem suprir a lacuna existente atualmente no Estado para a formação de profissionais desta área.
Fale Conosco