Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
Petrobras a vencedora da premiação “Deals of the Year” (Negócios do ano), promovida pela revista norte-americana Latin Finance, na categoria que destaca a melhor operação de gestão de dívidas corporativas (Corporate Liability Management of the Year), no ano de 2021. Essa é a quarta vez, nos últimos cinco anos, que a Petrobras é reconhecida com esse prêmio.
A premiação é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que levou a companhia de uma dívida equivalente a US$ 160 bilhões, em 2014, para o nível de US$ 60 bilhões, em setembro de 2021. “A conquista desta premiação é a prova da consistência do caminho trilhado pela Petrobras para recuperar e, agora, preservar sua saúde financeira. Este é o alicerce para o crescimento nos próximos anos, e que permitirá que a empresa gere cada vez mais retorno e riqueza para a sociedade”, diz o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.
Esse patamar, considerado saudável para uma empresa como a Petrobras, foi atingido no terceiro trimestre do ano passado, mais de um ano antes da meta estipulada pela companhia, que previa o alcance apenas no final de 2022. “A Petrobras chegou a ser considerada a empresa de óleo e gás mais endividada do mundo. Com muito trabalho, capacidade de execução e foco em projetos resilientes e de elevada agregação de valor, a empresa atingiu, finalmente, sua estrutura ótima de capital, recuperou sua sustentabilidade financeira, além de sua capacidade de investir e de distribuir consistentemente o valor que gera. Uma virada corporativa impressionante, realizada com recursos da própria companhia”, relembra o diretor Financeiro de Relacionamento com Investidores da Petrobras, Rodrigo Araujo Alves (foto).
Fale Conosco
21