Energia Renovável

Pesquisa cria leveduras tolerantes à fermentação para etanol de 2° geração

Redação / Assessoria
09/04/2015 16:27
Pesquisa cria leveduras tolerantes à fermentação para etanol de 2° geração Imagem: Gerhard Waller/Ascom Visualizações: 802 (0) (0) (0) (0)

Atualmente, a produção de etanol de segunda geração (a partir de resíduos lignocelulósicos) é um grande desafio tecnológico. Uma das dificuldades é a necessidade de linhagens de leveduras (Saccharomyces cerevisiae) robustas que tolerem os fatores estressantes da fermentação. Com o objetivo de obter tais linhagens, tolerantes aos inibidores presentes no hidrolisado de bagaço de cana, a engenheira agrônoma Thalita Basso realizou estudo sobre o tema no doutorado em Ciências, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Microbiologia Agrícola da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Durante o doutorado, Thalita desfrutou de uma bolsa sanduíche na Universidade da Califórnia (Berkeley), tendo como supervisor o professor Adam Paul Arkin e, como tutor, Jeffrey Skerker. O professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, da Unicamp, foi seu orientador. O trabalho também contou com a colaboração do biólogo e especialista em laboratório do Departamento de Ciências Exatas, Luiz Humberto Gomes, e o professor do Departamento de Ciências Biológicas, Luiz Carlos Basso. “A tese foi redigida e defendida em inglês na ESALQ, com participação de Skerker, que é pesquisador na área de produção de biocombustíveis do Energy Biosciences Institute e da Universidade da Califórnia”, conta Thalita.

A pesquisa explorou a robustez das linhagens industriais de leveduras brasileiras, ainda não tolerantes o suficiente para suportar os estresses da fermentação do hidrolisado de bagaço. “Estas linhagens foram cruzadas entre si para resultar em linhagens híbridas ainda mais tolerantes aos inibidores”, explica. Esta etapa do trabalho foi conduzida no laboratório de Bioquímica e Tecnologia de Levedura, do Departamento de Ciências Biológicas. As linhagens selecionadas foram transferidas para a Universidade da Califórnia, onde foram geneticamente avaliadas e transformadas para a fermentação de xilose, um dos açúcares presentes no hidrolisado de bagaço.

Segundo a pesquisadora, existe um grande esforço, tanto na academia como na indústria, para tornar realidade o etanol de segunda geração. “A ESALQ sempre foi uma referência para o parque sucroalcooleiro do Brasil e essa pesquisa é uma modesta contribuição no rol dos importantes avanços tecnológicos já propiciados pela universidade”. O trabalho contribui com leveduras apropriadas para uma produção de etanol empregando uma matéria-prima (bagaço de cana) mais econômica e ambientalmente apropriada.

O projeto foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Porto de Itaguaí vence em crescimento na movimentação de...
29/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Indústria Naval
Metizoft marca presença na Navalshore 2025 reforçando su...
20/08/25
Margem Equatorial
Embarcação é um dos recursos que serão colocados em prát...
19/08/25
Certificação
Transpetro recebe certificação inédita por programa de t...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Portos
Concessões no setor de portos somam R$ 30 bilhões em inv...
18/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Terminais
Wilson Sons recebe pelo 5º ano seguido o Selo Ouro do Pr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Rio de Janeiro
Grupo Mac Laren confirma presença na Navalshore 2025 com...
11/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.