Oceanos

Pesca predatória é apontada como grande vilã da devastação oceânica

Pesca predatória consiste na retirada de espécies de uma população natural a uma velocidade maior, comparada à capacidade de recuperação do estoque.


27/04/2022 12:15
Pesca predatória é apontada como grande vilã da devastação oceânica Visualizações: 3287

Muito se fala sobre pesca predatória, mas é importante que as pessoas entendam o que isso significa para a população oceânica. A pesca predatória consiste na retirada de espécies de uma população natural a uma velocidade maior, comparada à capacidade de recuperação do estoque. Sobre isso, a jornalista Ângela Oliveira, defende que essa prática de pesca é o principal predador de oceanos.

"O grande vilão de tudo isso é a pesca ilegal, pois se não bastasse o fato dos responsáveis estragarem ecossistemas gigantescos, navios enormes arrastam tudo que existe em alto mar. Eles também jogam redes de peixe usadas no meio do mar, matando todo o ecossistema", lamentou Ângela.

Um documentário sobre a pesca ilegal vêm sendo exibido por um canal de streaming, desde março deste ano. Ele expõe o impacto da intervenção humana no ecossistema marítimo. Em um trecho do filme, é relatado que apenas 0,03% dos resíduos de poluição marítima vêm do plástico. Como defendido por Ângela, as redes de pesca e equipamentos também representam uma fatia significativa na poluição, são 46%.

"As pessoas falam muito sobre a poluição causada nos oceanos pelo plástico e essa ideia é difundida por meio de imagens, que realmente chamam atenção, mas não podemos fechar nossos olhos para a pesca predatória. Esse é um assunto sério e precisa ser discutido. Ações precisam ser tomadas, antes que um ecossistema inteiro seja destruído", cobrou Ângela.

Não existe no Brasil até o momento, um controle onde aponte a situação da maioria das espécies de peixes comercializadas. Uma auditoria da pesca, realizada de forma inédita em 2020 pela ONG Oceana, apontou 118 principais estoques de peixes no país, no entanto, desse número, apenas sete possuíam avaliações atualizadas, representando somente 6% do total explorado no mercado pesqueiro.

Sobre Ângela de Oliveira

Ângela Oliveira é jornalista, representante e divulgadora da tecnologia Termoquímica Catalítica, que atende rigorosamente a política de tecnologia reversa.

Dessa forma, assumiu o desafio de mudar a forma como se trata o lixo no Brasil, levando aos municípios a tecnologia e até mesmo o financiamento necessário para a implantação das usinas.

Como jornalista apresentou vários programas para a Tv Brasil durante muitos anos, e entrou para o time da empresa responsável pela tecnologia, única no Brasil, pelo seu conhecimento e fácil expressão de idéias, e também pelo ótimo contato com a mídia, com a política e com empresários, e pela sua grande capacidade em repensar formatos. 

Além desta formação, viabiliza várias plataformas de inteligência artificial, trazendo eficientes soluções aos desafios da sociedade.

Fonte: Redação com assessoria

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20