Sustentabilidade

Pequenos agricultores do Vale do Jequitinhonha poderão plantar hortaliças nas terras da Aperam BioEnergia

Empresa celebra novo acordo de projeto piloto que busca beneficiar comunidades de baixa renda em sua área de atuação


27/01/2023 18:47
Pequenos agricultores do Vale do Jequitinhonha poderão plantar hortaliças nas terras da Aperam BioEnergia Imagem: Florestas plantadas de eucalipto da Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha - Arquivo Aperam Visualizações: 558

Um acordo firmado entre a Aperam BioEnergia e a Prefeitura de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, vai permitir que pequenos agricultores plantem hortaliças nas terras da empresa. Cerca de 100 pessoas de baixa renda serão beneficiadas, segundo o município.

São dois novos acordos na modalidade de comodato. Com eles, já são quatro comodatos firmados pela Aperam com produtores de municípios onde a empresa atua, desde o lançamento do projeto piloto Agricultura no Vale, em dezembro de 2022. Os dois primeiros incluíram a cidade de Veredinha e Minas Novas, também no Vale do Jequitinhonha. 

Nos dois novos comodatos, a Prefeitura de Itamarandiba formalizou a parceria até haja a formação de uma nova associação dos agricultores. Serão duas áreas de cinco hectares cada. Uma delas com plantio consorciado ao eucalipto e a outra, diferentemente das demais, exclusiva ao projeto social municipal para plantio de hortaliças.

O diretor de Operações da BioEnergia, Edimar Cardoso, afirma que a empresa tem uma preocupação real em proporcionar geração de renda e qualidade alimentar às comunidades do Vale do Jequitinhonha. “A nossa proposta é integrar atividades de outras culturas de agricultura familiar às atuais operações florestais, através de parcerias com órgãos públicos e entidades representativas das comunidades, no entorno das cidades/comunidades de abrangência da Aperam BioEnergia, para mitigar riscos e promover o desenvolvimento socioeconômico local”, afirma.

Cardoso ressalta que uma parceria foi firmada com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) para dar suporte ao programa. "Essa parceria nos impulsiona para garantir o sucesso deste projeto desenvolvimentista na nossa região", diz o diretor. 

De acordo com as primeiras consultorias da Emater, os agricultores dessas áreas em comodato estão sendo incentivados ao plantio de mandioca, milho e feijão e outras culturas consorciadas ao eucalipto sem a necessidade de estrutura de irrigação.

A Aperam BioEnergia mantém mais de 76 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto no Vale do Jequitinhonha, nas quais é produzido o carvão vegetal utilizado na produção do Aço Verde Aperam, em Timóteo (MG), no Vale do Aço. A empresa também comercializa mudas de alta performance e tecnologias de ponta para a produção de energia renovável.

“Em Itamarandiba, Veredinha e Minas Novas, a partir da formalização dos comodatos, estamos realizando ações de preparação do solo, cercamento e viabilização junto aos órgãos ambientais para início dos plantios. Nossa expectativa é que neste ano, a partir do projeto piloto, possamos estar criando todo o aprendizado e condições para ampliar o número de áreas dessa importante parceria com as comunidades no entorno das áreas da Aperam”, afirma o Gerente Executivo de Segurança Patrimonial, Luiz Carlos Magalhães.

Segundo ele, além de ampliar o vínculo com a comunidade, o projeto Agricultura no Vale foi uma das ações pensadas em conjunto com a área social para levar desenvolvimento a regiões onde a empresa atua.

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, afirma que o acordo permitirá que o município, junto às suas secretarias municipais, implemente o Programa Hortas Cooperativas. A expectativa é que parte da produção seja adquirida pelos programas governamentais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Alimenta Brasil (PAB), e outra parte destinada à venda, pelos próprios beneficiários, no mercado municipal. “Buscaremos também a implementação do Programa Cestas Verdes, para que empresas possam adquirir os produtos destes beneficiários do Programa Hortas Cooperativas, destinando-os aos seus colaboradores”, disse o prefeito.

Projeções

A Aperam BioEnergia estima que, quando estiver totalmente em funcionamento, o Programa dedicado à Agricultura Familiar poderá beneficiar centenas famílias do Vale do Jequitinhonha, nos seis municípios onde a empresa mantém unidades produtivas: Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina, Veredinha e Carbonita. A Emater, parceira do programa, dará assistência técnica aos agricultores, ajudando a garantir o sucesso do plantio.

Fonte: Redação com assessoria

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.