Redação/Assessoria
A Tenaris foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como campeã de sustentabilidade do aço pela Associação Mundial do Aço (worldsteel). As empresas membro da associação representam 85% da produção mundial de aço e a nomeação é concedida àquelas que lideram o caminho nos investimentos em desenvolvimento sustentável e apresentam os melhores indicadores na área.
Para ser reconhecida, a Tenaris cumpriu várias etapas. A primeira delas foi o compromisso de assinar a carta de desenvolvimento sustentável da worldsteel. A empresa também mediu e forneceu dados para seis indicadores de sustentabilidade: eficiência de materiais; sistemas de gestão ambiental; taxa de frequência de acidentes com perdas de dias; capacitação de funcionários; investimento em novos processos e produtos e valor econômico distribuído. Além disso, as candidatas ao prêmio precisam publicar um relatório relacionado à sustentabilidade e ter sido pré-selecionadas em um dos cinco worldsteel steel awards ou reconhecidas no Programa de Reconhecimento de Segurança e Saúde.
A Tenaris é uma das quatro companhias que foram escolhidas em todas as edições desde que a premiação começou. A empresa manteve seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em 2020 apesar dos desafios enfrentados pela economia global e a indústria do aço. "Nossas vendas e nível de operações serão profundamente afetados, enquanto o meio competitivo em que operamos vai ser transformado de uma forma que é difícil de antecipar hoje. O mundo vai retomar um caminho de crescimento e a necessidade por um fornecimento confiável de energia será essencial na recuperação. Enquanto precisamos estar preparados para o futuro, também temos que agir de maneira rápida e resoluta para enfrentar os desafios de agora." comentou Paolo Rocca, CEO da Tenaris.
Lançado em 30 de abril, o relatório de sustentabilidade mostra que a companhia está fazendo progressos significativos nas áreas de saúde e segurança, capacitação de funcionários, proteção do meio ambiente e relações com a comunidade. Políticas e ações de segurança implementadas em 2019 ajudaram a diminuir em 50% a taxa de frequência de acidentes com perdas de dias, em comparação com 2017, enquanto que as emissões de CO2 e a captação de água foram reduzidas em 2% e 18% respectivamente. Ainda em 2019, os funcionários se beneficiaram de 2.7 milhões de horas de capacitações e as comunidades de U$ 11,7 milhões investidos em programas locais.
Os campeões geralmente recebem certificados na assembleia geral da worldsteel, mas devido às medidas pela Covid-19, os prêmios deste ano foram enviados para empresas e representantes em seus países de origem.
Fale Conosco
21