Redação TN Petróleo/Assessoria
Na primeira Keynote Session do Brasil Investment Forum (BIF) 2021, realizada nesta segunda-feira (31), o Ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), declarou que, após um ano com foco prioritário no combate à pandemia, estão sendo retomadas as reformas estruturais que vão melhorar as perspectivas de investimento e a recuperação do crescimento econômico sustentável. “Temos investimentos no setor público e queremos nos transformar na maior fronteira de investimentos privados internacionais no mundo”, afirmou.
Para Guedes, a vacinação em massa é a principal política econômica que pode ser realizada no momento, além de ser também a principal política de saúde. “A vacinação vai garantir o retorno seguro às atividades econômicas”, assegurou.
O ministro ainda destacou que a ideia é derrubar o custo Brasil, a partir da aprovação de novas leis e da implantação de medidas pontuais que incentivem investimentos privados e reforcem o papel do governo em sua atração. Como exemplo, ele citou a necessidade de melhorar o ambiente de negócios no país e sua posição no que diz respeito à competitividade global. “Devemos melhorar de 30 a 40 posições no ranking mundial”, antecipou o Ministro da Economia.
Em sua participação no evento, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância dessa área para a economia nacional. Segundo ele, o Brasil gasta 9,2% do seu PIB em saúde. “O setor também tem importância econômica estratégica, com crescente participação no valor adicionado total da economia brasileira, na geração de renda e no número total de empregos”, salientou o ministro.
Queiroga ainda conclamou o setor privado a trabalhar em conjunto com o Estado: “Nesse momento de crise, a soma de esforços e recursos públicos e privados são fundamentais para superar os desafios da pandemia da Covid-19”.
BIF 2021
O Brasil Investment Forum (BIF) – organizado pela Apex-Brasil, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo Federal – é o maior evento de atração de investimentos da América Latina. A edição de 2021, que está sendo realizada de maneira remota, reúne autoridades brasileiras e executivos de grandes empresas para debater desafios e oportunidades nos setores de infraestrutura, energia, agronegócios, tecnologia e inovação. O evento ocorre hoje (31/05) e amanhã (01/06), de forma totalmente online.
Fale Conosco