Mercado

Parceria Brasil-UE garantiu competitividade de pequenas e médias empresas brasileiras

Parceria entre o Brasil e a União Europeia (UE) para a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras já beneficiou, em cinco anos, direta e indiretamente, 2,5 mil empreendimentos de 21 setores, como o de tecnologia da informação, petróleo e gás, o agronegócio e o coureiro-c

Agência Brasil
14/06/2011 20:48
Visualizações: 621 (0) (0) (0) (0)
Parceria entre o Brasil e a União Europeia (UE) para a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras já beneficiou, em cinco anos, direta e indiretamente, 2,5 mil empreendimentos de 21 setores, como o de tecnologia da informação, petróleo e gás, o agronegócio e o coureiro-calçadista.


Trata-se de projeto de cooperação bilateral iniciado há cinco anos. A União Europeia investiu 22 milhões de euros no projeto, que resultou em 12 mil horas de consultoria, no apoio à capacitação de forma direta e por meio do acesso facilitado a telecentros, na realização de mais de 90 feiras e a execução de 5 mil horas de capacitação de empreendedores, por especialistas do Brasil e da UE.


Hoje (14), representantes do governo brasileiro e da União Europeia estão discutindo, em Brasília, sobre os resultados da parceria nesses cinco anos. A embaixadora do bloco europeu no Brasil, Ana Paula Zacarias, afirmou que a execução do projeto "foi muito oportuna, pois o Brasil cresceu muito nos últimos 20 anos, com o equilíbrio de suas políticas sociais e econômicas. No mundo globalizado, ninguém consegue mais enfrentar seus desafios sozinho, por isso o caminho das empresas, de todos os portes, é a internacionalização". O resultado dessa nova mentalidade, segundo ela, é a solidez dos empreendimentos, com aumento da pauta de exportação e a geração de emprego e renda.


O presidente do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), João Jornada, analisou que a parceria teve o papel de melhorar o desempenho das empresas "num ambiente de concorrência e de práticas desleais no comércio no mercado mundial. O projeto conjunto, que permitiu um entrelaçamento de trabalho entre empresários brasileiros e europeus, reforçou o relacionamento do Brasil com aqueles países [da Europa], que têm laços históricos relevantes", destacou.


Para o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, o projeto Brasil-UE teve o grande desafio de envolver atores que normalmente não são protagonistas em iniciativas dessa natureza. "Em geral, iniciativas desse tipo assumem característica institucional, mas o resultado foi que as empresas participaram e foram beneficiadas com a oportunidade de crescimento. Elas não tinham, na sua rotina, a iniciativa de enfrentamento e a lição obtida é que o sucesso é proporcional à persistência".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega ao...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
Negócio
PetroReconcavo conclui a compra de 50% dos ativos de mid...
01/10/25
PD&I
Brasil tem capacidade de desenvolver tecnologia própria ...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Evento
Setor de Energia entra na "era inteligente" com IA integ...
30/09/25
Documento
Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais 2026–2035...
30/09/25
Premiação
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Refino
Produtoras e distribuidoras de combustíveis montam força...
29/09/25
Evento
Agenda da ABPIP em Brasília reforça urgência de ajustes ...
29/09/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro recua 3,02% e hidratado cai 0,20%
29/09/25
Apoio Offshore
Wilson Sons inaugura nova estrutura do Centro de Treinam...
26/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Aviação Sustentável
Embraer avança em estudos com SAF após aquisição do bioc...
25/09/25
Pessoas
Roberta Becker é a nova diretora de Marketing da Copa En...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
ABIMAQ
Inteligência ambiental: ABIMAQ reúne lideranças para deb...
24/09/25
IBP
UnIBP celebra 7 anos com foco em qualificação, diversida...
24/09/25
Sísmica
Petrobras lidera fabricação inédita de sensores sísmicos...
24/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23