Biometano

Paraná: Compagas estimula a geração de biometano

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/06/2021 09:47
Visualizações: 1754

Para estimular a produção de biometano no Paraná, a Compagas iniciou ações para o desenvolvimento de geração da energia sustentável em diferentes regiões do Estado, por meio de apoio técnico e parcerias que auxiliem nos estudos de viabilidade técnica e econômica para um melhor aproveitamento do combustível produzido. O objetivo é incentivar a produção e o uso de um combustível renovável, gerado a partir de matéria-prima orgânica localizada em aterros e na agroindústria, para abastecimento de veículos, indústrias e cooperativas.

Institucional“Temos um interesse real em apoiar ações por todo o Estado para a produção do biometano. Além de ser um combustível sustentável, apostamos nessa forma de energia para abrir caminhos para o desenvolvimento por meio de redes locais, viabilizando o abastecimento de veículos leves e pesados, além de indústrias que atualmente não podem ser atendidas pela rede de gás natural”, destaca o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr. “Temos profissionais dedicados a atender o mercado interessado, viabilizar parcerias com entidades que possam estruturar análises de viabilidade de projeto e encontrar as melhores alternativas para a geração do biometano nas diferentes localidades”, completa.

O biometano é um combustível obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é produzido pela decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano e este é comparável em condições técnicas ao gás natural, já que após o refino atinge alta concentração de metano em sua composição. Já no viés ambiental e de sustentabilidade, o biometano tem características imbatíveis – por exemplo, quando comparado ao diesel, as emissões de gases de efeito estufa chegam a ser até 90% menores.

Projetos pelo Paraná – Atualmente a Compagas está envolvida em 10 projetos ligados à geração de biometano: seis localizados em Curitiba e em cidades da Região Metropolitana e quatro na Região Norte do Paraná, nos municípios de Londrina, Maringá e Arapongas. Os projetos em andamento visam a produção de biometano por meio de resíduos localizados em aterros sanitários, em estações de tratamento de esgoto – em parceria com a Sanepar -, a partir de dejetos gerados na agroindústria, como resíduos da avicultura, da suinocultura e da agricultura, e a partir de resíduos sólidos urbanos.

Divulgação

De acordo com o Assessor de Relações Institucionais e Novos Negócios da Compagas, Luciano Cherobim, há um potencial enorme no Estado e o biometano pode ser mais um combustível integrante da matriz energética do Paraná, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental e econômico das cidades. “Nosso papel é difundir a cultura da geração e da possibilidade do uso de um combustível sustentável. Como o biometano é equivalente ao gás natural, tendo condições comerciais competitivas, a Compagas pode adquirir o gás produzido para ampliar o atendimento aos seus mercados e expandir a sua atuação. Inclusive, a Compagas planeja o lançamento de uma chamada pública específica para aquisição de biometano no curto prazo e, com isso, podemos estimular ainda mais a produção deste combustível de forma contínua e competitiva”, destaca.

A Compagas é parceira da ABiogás e do CIBiogás e já desenvolve trabalhos com as instituições para ampliar a cadeia do biogás e do biometano no Paraná.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.