Pré-Sal
Unidade é capaz de produzir 180 mil barris de óleo e comprimir 7,2 milhões de m³ de gás/dia.
Redação TN Petróleo/Agência Petrobras
O FPSO P-79 deixou hoje, 11/11, o estaleiro Hanwha Ocean, na cidade de Geoje-Si na Coreia do Sul, rumo ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A plataforma será rebocada até a locação com a tripulação a bordo, o que contribui para agilizar o início da produção. A chegada está prevista para fevereiro do ano que vem.
“A vinda da plataforma tripulada, a exemplo do que foi feito com a P-78, mostrou-se uma estratégia bem-sucedida para reduzir o tempo de início da produção. Essa é a oitava unidade das 12 previstas para o campo. Nossa expectativa é que consigamos antecipar o 1º óleo em dois meses em relação ao que está previsto no nosso Planejamento Estratégico. Esse é mais um resultado da dedicação de toda a equipe da Petrobras, aliada à negociação com fornecedores, planejamento detalhado e, sobretudo, disciplina para realizar o que foi planejado”, avalia a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi.
Renata esteve recentemente no estaleiro Hanwha Ocean, com a diretora de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, para liberação da unidade para o campo de Búzios.
O início de produção da plataforma está previsto para agosto de 2026 e elevará em cerca de 15,6% a atual capacidade de produção instalada do campo de Búzios, para aproximadamente 1,3 milhão de barris/dia, considerando-se também a entrada em produção da P-78, em dezembro deste ano.
O campo de Búzios está localizado em águas ultra profundas da Bacia de Santos (profundidade de até 2.100 metros), a 180 km da costa do estado do Rio de Janeiro, onde já existem seis FPSOs produzindo: P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. Em outubro, o campo ultrapassou a marca de 1 milhão de barris de petróleo produzidos por dia, tornando-se o maior em produção da Petrobras.
O projeto da P-79 conta com 14 poços, sendo 8 produtores e 6 injetores WAG (tecnologia de injeção alternada de óleo e gás). A construção do casco aconteceu na Hanwha Ocean, em Geoje-Si, Coréia do Sul, onde também foi realizada a integração e comissionamento dos módulos de topside, construídos na China, Brasil, Coréia do Sul e Indonésia.
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