Internacional

OTC Houston 2022: Firjan apresenta o potencial das águas fluminenses para investimentos em petróleo, gás e novas energias

Ao participar da principal feira mundial de tecnologia offshore, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro quer atrair novos investidores internacionais para o estado do Rio

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
28/04/2022 17:54
OTC Houston 2022: Firjan apresenta o potencial das águas fluminenses para investimentos em petróleo, gás e novas energias Imagem: Divulgação Visualizações: 2525 (0) (0) (0) (0)

Ausente por dois anos devido à pandemia da Covid-19, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) volta este ano a OTC Houston 2022, maior feira de tecnologia offshore do mundo, com o objetivo de atrair novos players internacionais para atuarem no Rio de Janeiro. Para a federação, o grande trunfo do estado é a competência adquirida para desenvolver projetos no offshore, com grande potencial para avançar no gás natural e em uma matriz energética mais limpa, além de contar com centros de inovação voltados para a pauta de energia, como é o caso do seu Instituto SENAI de Inovação em Química Verde.

“A Firjan considera ser indispensável dar notoriedade às aplicações e tecnologias do gás natural para colocá-lo a serviço do desenvolvimento da indústria petroquímica e da transição energética tanto no estado do Rio quanto no país”, destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira (foto), presidente da Firjan.

De 2 a 5 de maio, a Firjan, a Firjan SENAI e a Firjan SESI estarão presentes no estande da ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil. Ali, os representantes da federação fluminense se reunirão com representantes das principais empresas de óleo e gás do mundo, além de visitarem centros de pesquisa de desenvolvimento e inovação.

A Firjan mostrará que o estado do Rio é onde se concentram as oportunidades de óleo, gás e também integrados com energias renováveis do Brasil, com mais de 45 projetos potenciais para investimento.

Hoje, o estado fluminense é responsável por 85% da produção de petróleo e 71% da produção de gás e tem a perspectiva de mais de US$ 60 bilhões em investimentos na exploração e produção de petróleo e gás e nas infraestruturas necessárias para disponibilização do gás natural. Além disso, há um novo conjunto de investimentos para aumento da produção em campos maduros por novas operadoras que compraram essas áreas da Petrobras.

Essas empresas são de médio porte e vem agregando projetos em seus portfólios a cada ano, com contribuição também para o fortalecimento do encadeamento produtivo local. O Rio de Janeiro possui ainda pelo menos 10 projetos potenciais de energias renováveis – entre eólicas em mar e unidades de hidrogênio verde.

Há também 3 unidades de processamento de gás natural (UPGN) com capacidade de processamento de 51 mm m3/dia; 2 terminais de GNL (gás natural liquefeito) com capacidade de regaseificação de 51 mm m3/dia; 2 rotas de escoamento, com capacidade de vazão de 38 mm m3/dia; e 8 gasodutos de transportes.

Mesmo a feira sendo historicamente focada no desenvolvimento dos projetos de petróleo e gás em mar, esse ano há grande destaque para os temas de Transição Energética, Descarbonização e Novas Energias. Esses temas representam mais da metade dos painéis previstos no Congresso.

A Firjan destaca ainda o já existente hub de Macaé que será potencializado com uma nova rota de escoamento de gás natural, a Rota 5, prevista para meados da segunda metade da década de 2020; o novo hub Itaboraí-Maricá, com a integração do Polo GasLub com a Reduc.

Há, ainda, 2 hubs potenciais, um na região industrial de Itaguaí-Santa Cruz, já atendida pela rede de distribuição de gás; e no Porto do Açu, que já conta com planta de importação de gás, mas ainda não é integrado com o restante do sistema de gás canalizado.

Em sua programação, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro participará de visitas técnicas e encontros empresariais, com mapeamento de oportunidades para potencializar os projetos que entrarão em operação no estado, como as 10 novas plataformas de produção de petróleo previstas até 2025, e o potencial de sinergia entre os hubs de gás natural fluminense.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Subsea Symposium - Nas águas profundas da tecnologia
25/11/24
Termelétrica
Flash Energy fecha contrato de compra de energia do Merc...
25/11/24
Seminário
IBP promove seminário sobre reforma tributária no setor ...
25/11/24
Etanol
Hidratado fecha a semana praticamente estável e anidro v...
25/11/24
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21