Logística

Omni Táxi Aéreo e Petrobras celebram feito histórico na aviação brasileira com primeiro voo noturno offshore de 190Km de um drone civil

Em evento realizado no dia 3 de julho, na sede da Petrobras (RJ), foi celebrado o início de uma era no desenvolvimento de uma nova tecnologia de utilização de veículos não-tripulados e de baixa emissão de carbono.

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/07/2024 14:22
Omni Táxi Aéreo e Petrobras celebram feito histórico na aviação brasileira com primeiro voo noturno offshore de 190Km de um drone civil Imagem: Divulgação Visualizações: 912 (0) (0) (0) (0)

A aviação civil brasileira alcançou um marco inédito com a realização do primeiro voo de longo alcance de um drone civil. Esse acontecimento representa um avanço significativo na utilização de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, no país. Realizado para a Petrobras, no dia 19 de junho, o voo noturno a 8.000 pés cobriu uma distância de 198Km, sobre o mar, entre a Base de Imbetiba, localizada em Macaé (RJ), e a plataforma marítima P-51, sendo este o primeiro transporte de carga offshore empregando aeronave não tripulada no Brasil. 

O titular do contrato com a Petrobras é a Omni Táxi Aéreo, e as operações de testes e validações de conceitos operacionais estão sendo realizadas em conjunto com a empresa norueguesa Nordic Unmanned, que juntamente com a Omni Helicopters International (OHI) criaram a joint venture OHI Unmanned, dedicada a operação de RPA´s (Classes 1 e 2) de grande complexidade e capacidade operacionais.

“Esse foi um marco não somente para a nossa aviação, mas também para a Omni. Foi a maior distância percorrida por aeronave não tripulada civil (107 NM) no Brasil, que se tem notícia no mundo. Além de ter sido o primeiro emprego do RPA em voo noturno offshore de longa distância no país” celebra Roberto Coimbra, CEO da Omni Táxi Aéreo. Estiveram presentes no evento de celebração do voo representantes da Omni, da Petrobras, da ANAC, DECEA e Nav Brasil. 

A operação tinha como objetivo não apenas o transporte de cargas, mas também a coleta de dados essenciais sobre o compartilhamento de espaço aéreo entre UAVs (Veículos Aéreos Não Tripulados) e helicópteros. Essa integração representa um grande passo para o desenvolvimento da logística aérea não tripulada, resultando em maior eficiência e segurança nas operações.

"A OHI está na vanguarda das soluções sustentáveis que apoiam a transição energética ordenada – esta iniciativa abre as portas para custos e emissões de CO2 significativamente reduzidos para cargas úteis menores e urgentes, substituindo o uso de helicópteros e barcos convencionais. Este importante marco só foi possível graças a uma cooperação trilateral bem-sucedida entre a Omni Táxi Aéreo, a OHI Unmanned e a Nordic Unmanned", disse João Welsh, CEO da OHI Unmanned.

Além do emprego logístico, este sistema de RPA também agregará capacidade de ações efetivas em emergências, como detecção de vazamentos de petróleo e de buscas e salvamento de vidas humanas em operações diurnas e noturnas.

Sobre a Omni Táxi Aéreo:  A OMNI Táxi Aéreo foi fundada em dezembro de 2000 sobre os pilares de segurança, trabalho em equipe, ética, excelência empresarial e transparência. É líder no transporte aéreo offshore na América Latina, oferecendo alta capacidade para atender clientes no mercado de Oil & Gas e Energia. Oferece serviços de trocas de tripulação, Serviços Médicos de Emergência (EMS), Combate a Incêndios, operações de Busca e Resgate, bem como serviços especializados de Transporte de Carga em locais remotos e desafiadores. A Omni Táxi Aéreo faz parte do Grupo Omni Helicopters International (OHI).

Sobre a Omni Helicopters International:  A Omni Helicopters International (OHI), fundada em Portugal nos anos 90, está na vanguarda do setor de mobilidade aérea e soluções de entrega na América Latina. Como o maior fornecedor desses serviços na região, a OHI atende a diversos grupos de clientes em vários segmentos, garantindo soluções contínuas e eficientes.

Através de suas subsidiárias Omni Táxi Aéreo no Brasil, Omni Helicopters Guyana Inc., e Omni Helicopters International Moçambique, a OHI oferece capacidade e competência incomparáveis para atender clientes offshore nos mercados de energia offshore de mais rápido crescimento. O extenso portfólio da empresa inclui Troca de Tripulação, Serviços Médicos de Emergência (EMS), Combate a Incêndios, Operações de Busca e Resgate, além de serviços altamente especializados de Carga e Utilidade em locais remotos e desafiadores.

Em linha com seu compromisso com a inovação, a OHI recentemente introduziu dois empreendimentos revolucionários: OHI Unmanned, uma divisão especializada em serviços de veículos aéreos não tripulados (UAV), e Revo, um fornecedor de soluções avançadas de mobilidade aérea (AAM) premium.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
APM Terminals Suape lança pedra fundamental de investime...
22/11/24
Resultado
Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de o...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Visita
Porto do Rio de Janeiro recebe vice-prefeito de Rotterda...
19/11/24
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro recebe três gigantes dos mares n...
19/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Logística
Iniciativa do Super Terminais, píer flutuante em Itacoat...
14/11/24
Resultado
Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história
14/11/24
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 99 mil bpd em setembro
13/11/24
Licitação
Programa TP 25: Transpetro abre resultado da licitação p...
11/11/24
Resultado
Petrobras divulga lucro de R$ 32,6 bilhões no 3º trimes...
08/11/24
Telecomunicações Offshore
NexusWave: Conectividade Marítima Confiável e Sem Interr...
07/11/24
Marinha do Brasil
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para ...
06/11/24
Certificação
Foresea recebe, pelo quarto ano seguido, certificação de...
06/11/24
E&P
ANP lança segunda fase do GeoMapsANP com novos dados e f...
06/11/24
BRANDED CONTENT
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenç...
02/11/24
Pré-Sal
FPSO Almirante Tamandaré chega ao Campo de Búzios
01/11/24
Pré-Sal
Com 3,681 de milhões de boe, pré-sal tem recorde de prod...
01/11/24
Pré-Sal
MODEC contribui com quase 40% da produção da Petrobras e...
01/11/24
E&P
Navio-sonda NORBE VIII, da Foresea, deixa Baía de Guanab...
01/11/24
Resultado
Maersk reporta resultados sólidos no terceiro trimestre ...
31/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21