Redação TN Petróleo/Assessoria
A segunda edição do Ocyan Waves Challenge realizou essa semana o Pitch Final com a apresentação virtual das quatro startups que chegaram à etapa do desenvolvimento do projeto piloto. Durante todo evento, os empreendedores expuseram os projetos, com resultados positivos e dificuldades encontradas.
“Foi enriquecedor chegarmos até aqui, diante de um ano tão adverso, contando com toda a estrutura de suporte e equipe da Ocyan. A inovação na empresa vem se ampliando de forma acelerada e, em dois anos com o Ocyan Waves, encontramos grandes soluções para melhoria de nossas operações. O programa vai para a terceira edição em 2021 e só temos motivos para nos orgulhar”, disse Jorge Mitidieri, vice-presidente da Ocyan.
Ao longo do evento, a startup cearense Delfos, a paranaense Vidya Technology, a paulista XMachina e a carioca PhDsoft explicaram todo o processo dos últimos 90 dias até chegar à finalização do piloto. O objetivo é o de atender aos desafios internos propostos pela Ocyan. Depois de cada apresentação, uma avaliação de cada startup foi encaminhada aos integrantes que propuseram o desafio.
Entre os desafios propostos pela empresa estavam a busca de soluções para a gestão de alarmes, pela Delfos; o digital twin do BOP (Subsea Blowout Preventer), pela Vidya; análise de fluidos do BOP em tempo real, pela XMachina; além de predição de falhas e gestão de mangueiras do topdrive com a PhDsoft. Todos os desafios se referem a questões técnicas relacionadas às operações das embarcações nas atividades offshore de perfuração e produção.
“Nesta última etapa, a Ocyan vai definir quais das startups vão se tornar fornecedoras da empresa. Foram 106 inscritas, 20 delas selecionadas para o Pitch Day inicial, cinco para imersão e quatro para fase piloto. A forte mobilização do setor de inovação já mostra o sucesso do programa”, destaca Maximiliano Carlomagno, da Innoscience, consultoria de inovação contratada para o apoio ao Ocyan Waves.
De acordo com Rodrigo Lemos, diretor responsável pelo Ocyan Waves, o caminho do programa é sempre almejar a experiência e o aprendizado, independente dos erros ou acertos e de seguir ou não com o piloto apresentado pela startup. “O que vimos, só demonstra como a sinergia com as startups é importante. O engajamento faz com que tenhamos que pensar em soluções de forma diferenciada ao que foi definido inicialmente, o que vai garantir vida longa ao Ocyan Waves”, finalizou o executivo.
Caso a Ocyan decida pela efetivação das startups, começa a aplicação efetiva da solução, contratando a startup como fornecedora da Ocyan e a perspectiva para o desenvolvimento para 2021.
Fale Conosco
21