Redação TN Petróleo/Assessoria OceanPact
A OceanPact, companhia que é referência em conhecimento do mar e apoiadora de esportes náuticos e aquáticos, está com o Mubadala Brazil SailGP Team na maior e mais tecnológica competição internacional de corridas de vela na água – o SailGP. Disputada pela elite do esporte mundial em catamarãs F50 de alto desempenho, os barcos podem atingir até 100 km/h, podendo voar na água. A primeira etapa da temporada – como é chamada essa regata de alta velocidade – será nos dias 23 e 24 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O Mubadala Brazil SailGP Team vai ser liderado pela bicampeã olímpica de vela Martine Grael, primeira mulher a ocupar o posto de capitã em um barco na história da competição. O campeonato é composto por 12 equipes de países diferentes, com seis pessoas em cada time. Essa também é a primeira vez que o Brasil participa do SailGP, que está em sua 5ª edição.
Para ajudar a entender a influência das diversas variáveis na performance do Mubadala Brazil SailGP Team, a OceanPact vai apoiar a equipe brasileira com engenheiros e cientistas de dados na análise das informações coletadas por mais de 120 sensores de cada barco da competição. Oceanógrafos da OceanPact também vão reforçar as análises com previsões de correntes, vento e ondas.
"Estamos empolgados em participar desse marco para a Vela e para nossos atletas brasileiros. O SailGP é como a Fórmula 1 da Vela. Reúne tudo o que acreditamos: tecnologia, inovação, conhecimento do mar, esporte e eficiência. Com essa parceria, a OceanPact quer contribuir para valorizar o esporte nacional e a alta tecnologia nesse palco espetacular que é o mar", afirma Flavio Andrade, diretor-presidente da OceanPact e velejador.
A etapa do SailGP no Brasil será organizada pela IMM na Baía de Guanabara, no Rio, em maio de 2025. O espetáculo poderá ser acompanhado em toda a orla da Baía pelos brasileiros.
Fale Conosco
21