Assessoria/Redação
Amanhã, dia 28 de abril, a DOF realiza cerimônia de batismo do AHTS Skandi Paraty. Décima quinta embarcação construída pelo Grupo DOF no Brasil, Skandi Paraty é um dos manuseadores de âncora mais potentes e modernos entre as embarcações atualmente em operação no país. Construído pelo VARD Niterói, o AHTS iniciará
em breve suas operações para a Petrobras. Skandi Paraty foi projetado e desenvolvido para ser uma embarcação de tecnologia de ponta, alta capacidade e versatilidade operacional. Seu deck de 760m2 tem capacidade de armazenamento de até 1.750 toneladas. Com 22.000BHP de potência e capacidade de tração de 288T, a embarcação está preparada para operar nas mais adversas condições ambientais.
Comporta até 46 pessoas a bordo, conta com 93.5m de comprimento e alcança até 18 nós de velocidade. As capacidades técnicas de Skandi Paraty o qualificam como high-end (alta especificidade técnica e operacional), perfil ideal para operações como as de pré-sal e tipo de embarcação especialidade da DOF.
Skandi Paraty é o terceiro e último AHTS do trio de newbuilts encomendado pela Petrobras à DOF e ao VARD, todos construídos no Brasil. Skandi Urca foi o primeiro a ser entregue e está em operação desde 2014. Skandi Angra foi batizado em maio de 2015 e iniciou suas operações na mesma época. A tradicional cerimônia de batismo da embarcação ocorreu no Píer Mauá, Rio de Janeiro, no dia 28 de abril, quando Skandi Paraty foi batizado por sua madrinha, Marcia Morgado Martins Silva.
Especificações
AHTS 22.000 BHP
• Tração Estática contínua (Bollard Pull): 288 t
• Porte Bruto: 4.770 t
• Comprimento total: 93,5 m
• Boca moldada: 22,00 m
• Pontal: 9,50 m
• Velocidade máxima: 18 nós
• Motores principais: 2 x Main Diesel & Turbo SE 8L32/40 + 2x Main Diesel & Turbo SE 9L32/40
• Motores auxiliares: 2 x Caterpillar Type C32
• Grupos Diesel Geradores: 2 x 960 Kw cada um
• Bow Thrusters: 02 tunel / 01 Azimutal
• Stern Thrusters: 01 Tunel / 01 Azim
Fale Conosco
21