O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha, defendeu a adoção de alternativas energéticas e projetos que envolvam combustíveis sustentáveis, no I Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte, que começou ontem (26) e termina hoje (27), no Centro de Convenções Sul América. O seminário é promovido pela Fetranspor.
Na avaliação do presidente, para que sejam alcançadas soluções adequadas para o trânsito e o meio ambiente, principalmente nos centros urbanos, é preciso estimular a população a usar o transporte coletivo. “Paralelamente, também devemos oferecer melhores condições no transporte de ônibus, implantando os sistemas BRT”, explica Otávio.
O evento vai apresentar as principais experiências e soluções existentes no Brasil que integrem tecnologia e combustíveis mais limpos. Além disso, pretende identificar oportunidades, verificar eventuais barreiras e dificuldades e também interagir com os órgãos públicos competentes. O objetivo é apontar um caminho sustentável para os próximos anos, visando os eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Brasil.
Principal defensora da adoção dos BRTs (sigla em inglês de Bus Rapid Transit) como a solução mais eficaz para o transporte de passageiros nas grandes cidades, a NTU acredita que o modal por suas características - como redução do número de carros nas ruas, vias segregadas que impedem o contato com outros veículos e excelência em acessibilidade por meio de amplas rampas de acesso às estações - é o meio mais preventivo e seguro.
“A NTU busca e apoia todas as soluções adequadas à mobilidade urbana que envolvam as características da responsabilidade ambiental. A entidade defende o uso de ônibus equipados com o motor padrão Euro5. Por ser menos poluente, contribuem para a redução dos gases de efeito estufa CO2”, finaliza o executivo.
Informações:
www.fetranspor.com.br/seminariosustentavel