Sustentabilidade

Novelis investe em energia solar e avança nas metas globais de sustentabilidade

Investimento de cerca de R$ 6 milhões também inclui a substituição de empilhadeiras movidas a gás por máquinas elétricas

Redação TN Petróleo/Assessoria
17/01/2023 16:00
Novelis investe em energia solar e avança nas metas globais de sustentabilidade Imagem: Divulgação Visualizações: 77

A Novelis, líder em laminados e reciclagem de alumínio no Brasil e no mundo, acaba de anunciar o investimento de cerca de R$ 6 milhões na instalação de quase mil placas de energia solar fotovoltaica nos seus 14 centros de coleta de latas estrategicamente distribuídos pelo Brasil. A iniciativa vem ao encontro das metas globais de sustentabilidade da empresa, que preveem a redução de 30% da pegada de CO2 até 2026 e a neutralidade em emissões até 2050 em suas operações em todo o mundo. Os painéis começarão a ser implantados em fevereiro de 2023.

As novas fontes acumulam potencial de geração de energia limpa de 603.8 MWh/ano, o que tornará os centros de coleta autossuficientes em consumo. A redução estimada em emissão de gases de efeito estufa é de 231,1t de CO2/ano, o que equivaleria a 344 carros que transitam 10 km por dia (0,184 kg CO2/km) em média, ou à captura de carbono de 31.229 árvores da floresta amazônica (7,4 kg CO2/arvore ao longo do ano).

As principais atividades dos centros de coleta são o recebimento das latinhas de alumínio pós consumo, a limpeza do material e o empacotamento para posterior envio ao complexo de Pindamonhangaba (SP), onde é realizada a reciclagem. Esses grandes fardos de latas são movidos por meio de empilhadeiras, que, a partir de agora, passarão a ser elétricas. A Novelis está investindo na troca dos equipamentos e irá adquirir 16 novas máquinas para substituir as antigas, movidas a gás.

"Este investimento marca o primeiro projeto da Novelis no Brasil com fonte de energia solar. Nossos objetivos de descarbonização e de produção de um alumínio cada vez mais sustentável são prioridades para a empresa e estamos focados em avançar nas iniciativas que nos aproximem do atingimento dessas metas", explica Beatriz Sobreira (foto), gerente sênior de estratégia e sustentabilidade da Novelis América do Sul.

Nos outros países onde opera, a Novelis também vem concentrando esforços na neutralidade de carbono, que passam pela implantação de fontes de energia limpa nas plantas da companhia por todo o planeta.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.