Brandend Content

Nova solução voltada a produtores de biometano impulsiona o desenvolvimento do energético no Brasil

Lançado no 2° semestre de 2024 pela TAG, o BioTAG Hub facilita o acesso de produtores de biometano à rede de transporte integrada de gás natural brasileira, ampliando o mix energético disponível no país

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/01/2025 15:30
Nova solução voltada a produtores de biometano impulsiona o desenvolvimento do energético no Brasil Imagem: Divulgação TAG Visualizações: 1020 (0) (0) (0) (0)

Criada para facilitar a conexão entre produtores de biometano e a rede nacional de transporte de gás natural, a iniciativa BioTAG Hub, da Transportadora Associada de Gás - TAG, propõe a criação de hubs de biometano para o acesso de produtores à malha de gasodutos da Companhia, que atravessa 10 estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. Essa conexão viabiliza o acesso comercial do energético aos mercados de 15 Estados brasileiros por onde atravessa a malha nacional integrada de gasodutos.

O principal objetivo é reunir os produtores de biometano dispersos geograficamente e viabilizar a oferta para clientes finais, como indústrias, criando novas alternativas aos renováveis e oferecendo mais segurança de suprimento ao mercado. Essa é uma solução que busca ampliar o mix energético disponível no país, contribuindo para o processo da transição energética.

O biometano é totalmente intercambiável com o gás natural, dispensando adaptações técnicas nos gasodutos existentes e tem o potencial de triplicar a oferta líquida nacional de gás natural, que, em 2023, foi de, aproximadamente, 48 milhões de m³. Além disso, o insumo tem o potencial de alavancar o crescimento do mercado de gás, mediante o potencial de ampliação da oferta em mais de 150%, com perspectiva de produção de 120 milhões de m³, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

Para viabilizar a entrada de novos players no mercado, a TAG está mapeando produtores de biometano em suas áreas de atuação, principalmente no Nordeste. O objetivo é desenvolver soluções de infraestrutura que possibilitem a injeção do energético em sua rede de transporte de gás. 

Um levantamento inicial realizado pela empresa indica que a maior parte das plantas de biometano em operação atualmente não comercializam o gás gerado, justamente pela dificuldade de conexão da oferta à demanda. Há uma expectativa de que o número de plantas mais do que dobre nos próximos anos, em regiões de grande potencial para a produção do biometano, a partir de resíduos agrícolas, principalmente nos estados do Nordeste.

“Temos o gás natural como o combustível da transição energética e o biometano, da transformação energética. Existe um mercado importante para esses insumos no Brasil, que podem substituir outros combustíveis mais poluentes na cadeia produtiva, com destaque para os setores “Hard-to-Abate” (siderurgia, mineração, cimento, petroquímica, fertilizantes). O biometano é uma alternativa complementar para empresas exportadoras, por exemplo, que sofrem uma pressão crescente do mercado internacional para a descarbonização dos seus processos e produtos”, explica o diretor-presidente da TAG, Gustavo Labanca.  

Infraestrutura existente poderá ser integrada a outros modais e às soluções mais apropriadas para cada região

A TAG possui mais de 4.500 km de gasodutos em operação, que representam cerca de 47% da infraestrutura de transporte de gás do Brasil. Desse total, 3.700 km estão localizados na costa brasileira, desde o Norte do Rio de Janeiro até o Ceará, que por sua vez estão conectados à rede integrada de transporte de gás natural nacional. Os 800 km restantes estão localizados no Amazonas, conectando a região de Urucu a Manaus. 

A utilização da infraestrutura já existente de gasodutos para o transporte do biometano é um fator crucial para a viabilidade econômica da sua produção. Com o mapeamento, a TAG poderá identificar e conectar os produtores de biometano com a solução mais apropriada para cada região, que tanto pode ser a injeção direta no duto quanto o transporte por outro modal, como parcerias com caminhões de GNL (Gás Natural Liquefeito) ou GNC (Gás Natural Comprimido), até a malha integrada de gasodutos.

O que é o biometano?

O biometano é um energético gasoso derivado da purificação do biogás, que tem origem na decomposição de resíduos orgânicos, que podem ser provenientes de aterros sanitários, processos da agricultura, pecuária, entre outros. Sua composição é basicamente formada por metano, semelhante  à molécula do gás natural, possuindo assim um poder calorífico similar.

Por ser um gás renovável, produzido a partir de resíduos, o biometano representa uma oportunidade para as indústrias que querem descarbonizar suas produções, ao ser inserido na malha de transporte e destinado a estes possíveis clientes.

Principais benefícios do BioTAG Hub:

  • - Contribuição para a transição energética do país
  • - Maior potencial para alcançar novos mercados consumidores
  • - Mais segurança de suprimento para consumidores finais
  • - Maior flexibilidade para variações da oferta e demanda de gás
  • - Uma vez conectado, os produtores poderão acessar comercialmente os 15 Estados cobertos pela malha de transporte integrada nacional

Os ativos da TAG compõem a rede integrada de gasodutos de transporte de gás natural brasileira estão conectados à rede de distribuição em diversos pontos da rede (“city gates”), suprindo a demanda de abastecimento do insumo a diversas regiões do país.

Para se conectar com a TAG ou obter mais informações sobre o BioTAG hub, acesse: https://bit.ly/biotaghub.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação
Aberje lança diretrizes para comunicação em desastres cl...
14/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
Etanol de milho
Abertura da China amplia parceria estratégica para copro...
25/06/25
Etanol
ORPLANA recebe apoio de associações em defesa do CONSECA...
25/06/25
Evento
FIEE realizará 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônic...
24/06/25
Energia elétrica
Selco economiza mais de R$ 110 mil em oito meses ao migr...
24/06/25
RenovaBio
AGU garante aplicação de metas de descarbonização defini...
18/06/25
Rio de Janeiro
Sebrae Rio promove Seminário de Transição Energética
17/06/25
Descarbonização
Brasil fica em 1º lugar em programa global de descarboni...
17/06/25
Petrobras
Relatório de Sustentabilidade mostra investimento de US$...
16/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.