Redação TN/Assessoria
Em comemoração ao Dia da Privacidade de Dados, a Acronis, líder global em cibersegurança e proteção de dados, divulgou as descobertas de seu relatório "Privacidade de Dados em 2025", que explora as percepções e práticas dos consumidores em relação à proteção cibernética. A pesquisa abrangeu mais de 2.480 consumidores em oito países, incluindo o Brasil, e oferece uma análise detalhada sobre as atitudes globais sobre o tema.
Principais destaques no Brasil
Os usuários brasileiros se destacaram como os mais conscientes e proativos em relação à proteção de dados em comparação com outras nações. O país, contudo, também apresenta desafios significativos:
Contexto global: preocupações crescentes e lacunas significativas
Globalmente, o relatório revelou que 64% dos entrevistados citaram violações de dados como sua principal preocupação de privacidade. Outros pontos de destaque incluem:
“Na Acronis, vemos como as práticas corporativas e os comportamentos individuais moldam o cenário da privacidade de dados e da proteção cibernética”, disse Gaidar Magdanurov, Presidente da Acronis. “Lançamos essa pesquisa em torno do Dia da Privacidade de Dados para compreender melhor como os usuários domésticos pensam sobre proteção de dados e as medidas que estão tomando para proteger suas informações. Embora muitas pessoas estejam corretamente preocupadas com a forma como as organizações lidam com seus dados, esta pesquisa destaca que os indivíduos também desempenham um papel crucial na proteção de si mesmos.”
O relatório destaca a importância de proteger informações pessoais, revelando a percepção dos consumidores sobre riscos digitais e a necessidade de maior educação e ferramentas acessíveis para fortalecer a segurança cibernética. Em seu primeiro ano, aponta o contraste entre o crescente conhecimento sobre ameaças e a falta de medidas proativas. No Dia da Privacidade de Dados, a Acronis incentiva práticas fundamentais, como backups regulares, autenticação de dois fatores (2FA) e uso de aplicativos de segurança.
“Esta pesquisa inaugural focada no consumidor, realizada pela Acronis, destaca um paradoxo crítico na cibersegurança moderna: as pessoas estão cada vez mais cientes dos riscos, mas muitas ainda não têm as ferramentas ou o conhecimento necessários para se protegerem efetivamente”, disse Gerald Beuchelt, CISO da Acronis. “Violações de dados são uma das principais preocupações em todo o mundo, de modo que há uma necessidade urgente de soluções de segurança cibernética mais simples e acessíveis, combinadas com backup de dados, e de uma educação mais eficaz para capacitar as pessoas a protegerem suas vidas digitais. Esses esforços podem ajudar a preencher a lacuna entre a conscientização e a ação.”
Sobre a pesquisa
A pesquisa "Privacidade de Dados em 2025" reuniu respostas de consumidores em oito países, incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão e Brasil.
Sobre a Acronis
Fundada em 2003, a Acronis é uma empresa global de cibersegurança com sede na Suíça e mais de 45 escritórios ao redor do mundo. Suas soluções protegem mais de 750.000 empresas em 150 países, oferecendo ferramentas integradas para prevenir, detectar e mitigar ameaças cibernéticas modernas.
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