Redação
Debater o atual cenário do setor de Geração Distribuída de fontes renováveis de forma regional é o principal objetivo da 6a edição do Fórum GD – Região Sudeste, que irá acontecer nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Rio Othon Palace, Rio de Janeiro. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, vem sendo realizado desde 2018 buscando contemplar todas as regiões do país.
Em sua programação, o encontro irá priorizar assuntos relevantes que envolvem toda a cadeia produtiva do ramo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, abordando temas como o mercado, as tendências e as novidades no fornecimento de painéis solares para 2020. Além disso, o Fórum, que conta com o apoio das principais associações e entidades ligadas a Geração Distribuída com Fontes Renováveis no Brasil e exterior, irá promover a reunião estratégica de empresários e especialistas, que juntos irão debater o seu futuro no país.
Tiago Fraga, presidente do Grupo FRG, destacou o crescimento promissor do mercado de Geração Distribuída no Brasil e a forma como as empresas e as pessoas vêm aderindo a modalidade: “O Fórum aborda formas de geração de energia por fontes renováveis, como a biomassa, a eólica, e a PCH (Pequena Central Hidrelétrica). A geração distribuída com fonte solar, por exemplo, teve um crescimento muito acentuado a partir de 2014, quando o consumidor brasileiro obteve a possibilidade de gerar a sua própria energia. Apesar de tímida em seu início, a geração de energia por fontes renováveis alcançou o patamar de 2 Gigawatts de conexões na rede atualmente. Os brasileiros se atentaram para a possibilidade de geração da própria energia, sendo que o ano de 2019 representou um marco em termos de crescimento nos últimos anos”.
Na ocasião, as melhores marcas do setor serão apresentadas ao mercado, onde será possível divulgar e promover as principais tecnologias, máquinas e equipamentos. O Fórum GD se firmou como o mais relevante da América Latina, que em edições passadas reuniu mais de 62 expositores, 3500 visitantes e gerou negócios estimados em 100 milhões de reais. Entre os palestrantes, destaque para o especialista Carlos Evangelista, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e Carlos Felipe Café (AEVO SOLAR).
“Os benefícios da geração desse tipo de energia passam pela questão ecológica, mostrando que a troca de combustíveis fósseis por energias renováveis é uma tendência mundial. Na geração distribuída, o processo de geração e consumo dessa energia é feito no mesmo local ou próximo, saindo um pouco do cenário da geração centralizada, onde a distribuição é feita a partir de uma rede, o que torna o método mais caro, mais perigoso e mais burocrático. Além da economia, a geração distribuída contribui com a questão ecológica e ambiental. Outro fator importante é o barateamento do sistema ao longo dos anos. Hoje, a instalação de uma usina fotovoltaica, em uma residência ou em um comércio, é totalmente viável”, afirmou Tiago.
Serviço
6ª Edição do Fórum GD - Região Sudeste
Data: 18 e 19 de março
Local: Hotel Rio Othon Palace – RJ
Horário: Das 8h às 19h
Inscrições: www.forumgdsudeste.com.br
Fale Conosco