Navegação

Navios maiores são cada vez mais frequentes no Porto de Santos

De acordo com a Praticagem de São Paulo, embarcações de mais de 335 metros de comprimento, que antes atracavam com uma frequência mensal no cais santista, agora chegam, pelo menos, a cada dez dias. As consequências são a redução de custos no tran

A Tribuna
02/10/2013 13:47
Visualizações: 655 (0) (0) (0) (0)
O Porto de Santos tem recebido navios cada vez maiores e com mais frequência. De acordo com a Praticagem de São Paulo, embarcações de mais de 335 metros de comprimento, que antes atracavam com uma frequência mensal no cais santista, agora chegam, pelo menos, a cada dez dias. As consequências são a redução de custos no transporte de mercadorias e, em contrapartida, manobras cada vez mais delicadas no canal de navegação.

Os práticos são os profissionais que melhor percebem a evolução das embarcações que escalam na região. Especialistas em trafegar pelo canal de navegação do Porto, eles são os profissionais que orientam os oficiais dos navios para entrar e sair do complexo.

Segundo dados catalogados pela Praticagem, o aumento no tamanho dos navios que atracam no complexo santista começou a ser sentido em 2011. Neste ano, as embarcações com mais de 300 metros começaram a operar na Cidade.

Foi neste mesmo período que a tonelagem dos navios também aumentou. Cerca de 40% da frota era capaz de transportar mais de 40 mil toneladas. Hoje, 46% dos cargueiros têm esse perfil.

De acordo com o assessor-executivo da Praticagem do Porto de Santos, Marcos Jorge Matusevicius, este é um reflexo exclusivo do desempenho da indústria de navegação, que produz, cada vez mais, grandes embarcações com o objetivo de reduzir custos operacionais nas trocas comerciais.

Com o aumento do tamanho dos navios, mais cargas podem ser transportadas de uma só vez. Este é o lado positivo do transporte de grandes embarcações. No entanto, as manobras de atracação precisam ser feitas com mais cuidado para evitar acidentes.

“As características geográficas não mudaram, mas as margens de segurança estão reduzidas em Santos. É preciso mais atenção e especialização para realizar as manobras em segurança”, afirma o assessor.

Matusevicius explicou que, quando entrou na Praticagem de Santos, em 2006, o maior navio que atracava no complexo era o Aliança Mauá, da Aliança Navegação (Grupo Hamburg Süd), que tem 270 metros de comprimento.

Agora, o Cosco Vietnan, da Cosco Line, segue imbatível quando o quesito é comprimento. São 335 metros de extensão e uma capacidade para transportar 8,5 il TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Em volume de transporte, a bola da vez é o Cap San Nicolas, da Hamburg Sud. Ele esteve em Santos pela primeira vez em julho e é capaz de receber até 9,6 mil TEUs em seus 333 metros de comprimento.

“Essas características fazem com que as manobras sejam mais lentas e feitas quando a maré para de encher, sempre com dois práticos a bordo”, afirmou.

A vinda de navios maiores também é um reflexo do crescimento da movimentação de cargas do Porto de Santos. Em 2006, passaram pelos terminais santistas 2,44 milhões de TEUs. No ano passado, esse total chegou a 3,17 milhões de TEUs. No mesmo período, obras realizadas na infraestrutura aquaviária do complexo ampliaram a profundidade média de seu canal de navegação. Em seus trechos iniciais (da Barra até a região das torres de energia, no Armazém 25), essa medida era de 13 metros. E agora, chega a 14,9 metros.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21