Assessoria Motorola
A Motorola e a Fundação Lenovo reafirmam o compromisso com a inclusão digital e o desenvolvimento de uma tecnologia mais inteligente para todos com a expansão da Iniciativa de Apoio às Línguas Indígenas. O projeto, um dos mais premiados do segmento, empodera comunidades originárias e, desde 2021, já contemplou oito línguas em sua interface de usuário e teclado.
Com reconhecimento global, a iniciativa da Motorola voltada à preservação de línguas indígenas por meio da inclusão digital tem se consolidado como uma referência no setor. O projeto já foi premiado com o Tom’s Guide Award (2023) e com o Best DEIB Initiative no Halo Awards (2025), além de ter gerado importantes publicações, como o white paper em parceria com a UNESCO – Hello Indigenous: A blueprint on the preservation of endangered indigenous languages through digital inclusion (2024) – e um artigo com a Berliner Wissenschafts-Verlag, que detalha o lançamento da primeira interface em idioma ladino para smartphones: Motorola Launches the First Ladin Language Smartphone Interface: Questions and Answers (2024).
A trajetória também inclui convites para participação como porta-voz em eventos de alto nível, como a celebração oficial da Década Internacional das Línguas Indígenas da UNESCO (2022) e o 20º Fórum de Governança da Internet da ONU (2025). Em setembro de 2025, a Motorola apresentará a iniciativa durante um seminário em Bruxelas promovido pela Representação da Região Europeia Tirol-Sul Tirol-Trentino, como parte das comemorações do European Day of Languages, com foco em línguas regionais e minoritárias no universo digital.
Em julho, a Motorola anunciou o lançamento de sua 8ª língua - a Zapoteca (dixhsa / diza), uma das mais representativas do México. Desenvolvida em colaboração com comunidades de Oaxaca, a Zapoteco integra o projeto global de inclusão digital de idiomas indígenas latino-americanos em risco de extinção, já implementado no país.
Nos últimos quatro anos, a empresa habilitou seis idiomas ameaçados em sua interface de usuário: Nheengatu (Brasil), Kaingang (Brasil), Cherokee (EUA), Kangri (Índia), Maori (Nova Zelândia) e Ladino (Itália). Além disso, a Motorola desenvolveu teclados para Nheengatu (Brasil), Kaingang (Brasil) e Kuvi (Índia) e disponibilizou em código aberto mais de um milhão de palavras traduzidas, permitindo que outras empresas e desenvolvedores também promovam esses idiomas em suas plataformas e ampliem o impacto global.
Isso pois a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estima que, a cada duas semanas, uma língua indígena desapareça no mundo, o que representa uma perda potencial de cerca de 3 mil idiomas únicos até o final do século.
Uma língua viva que agora pode ser digitada
O Zapoteco não é apenas um idioma, é história, identidade e uma forma de ver o mundo. Em colaboração com o professor Ambrocio Gutiérrez Lorenzo, linguista nativo de Teotitlán del Valle, e com o apoio da Fundação Lenovo, a Motorola desenvolveu um teclado que representa cinco variantes da língua:
Por meio de workshops com as comunidades e falantes nativos, o mapeamento de caracteres foi feito e o design do teclado foi criado do zero, respeitando as necessidades e as estruturas linguísticas de cada variante. Esta é a primeira vez que essas formas escritas do Zapoteco chegam a dispositivos móveis, marcando um novo capítulo para sua revitalização.
A língua como manifesto visual: o filme "Za lade ridxi"
Para celebrar o lançamento, a Motorola apresenta "Za lade ridxi" (Nuvens entre as vozes), um curta-metragem que transforma a língua em um manifesto visual. Escrito e dirigido por Cassandra Casasola, o filme é baseado em um poema zapoteco de Irma Pineda e conta com trilha sonora de Mare Advertencia e Alan Ortíz-Grande.
A obra é uma homenagem às culturas que vivem não apenas nas montanhas e festividades, mas também nos muros urbanos, na música, no esporte e, agora, na escrita digital. O filme, que estará disponível no canal oficial da Motorola México no YouTube, simboliza os desafios de comunicação entre culturas e, ao mesmo tempo, a possibilidade de um encontro que possibilite que essas vozes finalmente ecoem.
Disponibilidade
O novo teclado estará disponível para download na Google Play Store para todos os dispositivos com sistema operacional Android 13 ou superior.
Fale Conosco
22