A MMX, empresa de mineração do Grupo EBX, concluiu junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a última etapa do processo de contratação da suplementação do financiamento de longo prazo para o Superporto Sudeste.
O valor total desta suplementação, na modalidade
Finem, é de R$ 935 milhões aproximadamente com prazo final de 10 anos, a contar de janeiro de 2013 e já considerados os 12 meses de carência para pagamento de juros e principal. Após carência, os pagamentos de juros e amortização de principal se darão mensalmente. A MMX estima sacar a primeira parcela ao longo do segundo trimestre de 2013, depois de encerradas todas as etapas para formalização e constituição das garantias. Este desembolso permitirá à copanhia o alongamento de parcela significativa de seu endividamento de curto prazo.
Segundo a empresa, a entrada em operação do Superporto Sudeste, cujo início das operações está previsto para dezembro de 2013, é foco prioritário da diretoria. O acesso de longo prazo a uma infraestrutura adequada para exportação permitirá à empresa participar, de forma eficiente e competitiva, do mercado transoceânico de minério de ferro, obtendo melhores margens e trazendo mais robustez para sua estrutura de capital.