Diretora da Pasta participou o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.
Redação TN Petróleo/Assessoria MMEDurante evento de energia eólica realizado em São Paulo, a diretora de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiany Salgado Faria (foto), afirmou que “é com o planejamento energético que acontecerá a transição energética”. A declaração ocorreu durante o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.
A representante do Ministério enfatizou que o planejamento deve garantir a segurança e a flexibilidade dos sistemas de energia. Ela afirmou que a transição energética depende desse planejamento, que deve otimizar todos os recursos disponíveis no país. "É nosso desafio otimizar nossos recursos naturais em abundância, garantindo o atendimento apropriado da demanda e preços adequados", destacou a diretora.
Christiany ainda mencionou a declaração do MME no Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20 Brasil, realizada no início do mês em Foz do Iguaçu (PR). Ela destacou a necessidade de integrar novas tecnologias e investir em infraestrutura resiliente e flexível para promover o crescimento sustentável e a estabilidade do mercado. Durante a reunião, enfatizou que o planejamento energético e os sistemas de armazenamento são pilares essenciais para a transição energética.
A diretora também abordou a questão do armazenamento, mencionando que o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP) 2024 teve uma consulta pública de 50 dias, com 134 agentes participando e apresentando 141 documentos. O MME compilou cerca de 780 contribuições, sendo o armazenamento o tema mais recorrente, com 122 menções (16%). Destas, 49% sugeriram a criação de um produto exclusivo para armazenamento.
O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência para sistemas de armazenamento em 2025 está com a consulta pública aberta até 28 de outubro. Essa consulta propõe a realização do leilão em junho de 2025.
O painel, moderado por André Themoteo, diretor técnico da ABEEólica, contou com a participação de Renato Guimarães, coordenador de expansão e estudos da ISA CTEEP, e Ricardo Estefano, chefe de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias da WEG.
Fale Conosco
21