Certificação

Mais duas fábricas da GM no Brasil recebem certificação internacional por promover a educação ambiental

Unidades industriais de São Caetano do Sul e Joinville conquistaram o Corporate Lands for Learning, dado pelo Wildlife Habitat Council, por ensinar à comunidade a importância e as técnicas de preservação que a empresa aplica

Assessoria GM
14/11/2014 16:45
Visualizações: 1524

 

Unidades industriais de São Caetano do Sul e Joinville conquistaram o Corporate Lands for Learning, dado pelo Wildlife Habitat Council, por ensinar à comunidade a importância e as técnicas de preservação que a empresa aplica

Aproximadamente 40 fábricas da GM no mundo possuem a certificação

As fábricas da General Motors do Brasil de São Caetano do Sul e de Joinville foram reconhecidas pela Wildlife Habitat Council (WHC), organização internacional sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza. Os dois complexos industriais receberam a certificação Corporate Lands for Learning (Propriedades corporativas para aprendizado) por engajar parceiros da comunidade na promoção da educação ambiental nas áreas de preservação situadas nas suas localidades.

Este programa de certificação do WHC reconhece esforços extraordinários de educação ambiental que oferecem oportunidades de ensino na prática ao usar as áreas de preservação localizadas em propriedades empresarias para ensinar conceitos de ecologia e o papel do homem na sua preservação. 

 

“Frequentemente convidamos escolas locais para visitarem nossas instalações e para compartilharmos nosso conhecimento sobre preservação dos recursos naturais e como os estudantes podem ajudar a cuidar do meio ambiente”, disse Nelson Branco, gerente de meio ambiente e sustentabilidade da GM América do Sul. “Dessa forma, proporcionamos aos convidados a oportunidade de conhecer de perto o processo de manufatura sustentável e como o nosso modelo de negócio contribui para a redução de resíduos e à preservação da energia.” 

As duas fábricas realizaram uma série de atividades educacionais:

- São Caetano do Sul recebeu um workshop de um turno com escolas públicas locais sobre o desenvolvimento da boa cidadania e as práticas de reciclagem para a juventude brasileira. Os estudantes criaram os seus próprios brinquedos de material reciclado e aprenderam como as fábricas utilizam os restos de comida para compostagem.

 

- A fábrica de Joinville recebeu 110 estudantes em junho para um tour pelo processo produtivo e pela área externa de preservação. Os estudantes aprenderam sobre as zonas úmidas e sobre o lago usado para o tratamento orgânico do esgoto, bem como sobre a fauna e flora locais que dependem dessas águas.

 

- A fábrica de Joinville estendeu o seu programa de educação ambiental para os adultos também. Um dos membros da equipe foi convidado a dar uma palestra em um evento sobre iniciativas sustentáveis e certificação em Liderança em energia e design ambiental na indústria automobilística. A fábrica ganhou, no início deste ano, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) na categoria Gold, o mais importante título entregue pelo U.S. Green Building Council (GBC), um dos principais conselhos sobre meio ambiente do mundo. 

 

Brasil em destaque

As exigências para certificações do programa Wildlife Habitat Council são rígidas e requerem uma renovação periódica. A unidade de fabricação de componentes de Mogi das Cruzes foi recertificada neste ano, tendo mostrado evoluções contínuas em seu programa de educação ambiental e de sua área de preservação. As unidades de manufatura em Gravataí e São José dos Campos receberam a certificação em 2013.

 

Essas fábricas da GM do Brasil mais a de Joinvuille e São Caetano do Sul se juntam a 36 outras no mundo todo com programas de preservação certificados pela WHC – mais do que qualquer outra montadora. A empresa gerencia ativamente quase 5.000 acres de área de preservação globalmente, representando mais de 22% das suas emissões de gases certificadas.

A GM acredita que os recursos naturais possuem valor corporativo e atua para protegê-los. Essas áreas de preservação ambiental também possibilitam aos empregados a participarem dos esforços de preservação, além de ajudar a fortalecer os vínculos com a comunidade.

 

Sobre o Wildlife Habitat Council

Criado em 1988, o Wildlife Habitat Council (WHC) promove e certifica áreas de preservação e gerenciamento em propriedades empresariais através de parcerias e educação.

 

Os programas do WHC traduzem os objetivos e metas de sustentabilidade das companhias em ações tangíveis e mensuráveis. Com o foco na construção da colaboração para preservação em conjunto com os empregados, outras organizações ambientais, agentes do governo e membros da comunidade, os programas do WHC são focados em ecossistemas saudáveis e comunidades interligadas. Os programas de vida selvagem assistida e educação ambiental do WHC podem ser encontrados nos EUA e em mais 12 outros países. Para saber mais, visite www.wildlifehc.org.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.